*

Com o verão chegando, a correria do dia a dia interferindo na alimentação e as comilanças de fim de ano à vista, a tendência que deve bombar nos próximos meses é o chá detox. A bebida já está sendo comercializada em lojas específicas e tem ganhado também espaço no mercado de produtos orgânicos.

O grande objetivo da bebida é promover bem-estar. “O chá detox limpa as toxinas do corpo. Faz uma faxina de poluentes, agrotóxicos, má alimentação e estresse, que geram enzimas inflamatórias no organismo”, explica Aline Quissak, nutricionista da boutique especializada Moncloa.

Quem adere aos chás passa a ter mais disposição, ganha foco, sente menos inchaço e cansaço. “A qualidade de vida é o principal efeito de um bom detox. A ideia não é emagrecer, isso é uma consequência da limpeza”, complementa a nutricionista.

Para intensificar o período de detox, a dica é tomar as infusões três vezes ao dia. “O ingrediente principal é sempre o chá-verde”, recomenda Aline. A proprietária da marca, Raquel Barbosa, indica as bebidas Ginger Lemon, Toronto Nights, Bourbon Vanilla, Spice Chai e Orange Sky – os dois últimos são sem cafeína – da Moncloa para limpar o organismo.

TeatoxMe
Luciana Valim, fundadora da TeatoxMe, marca focada na infusão desintoxicante, alerta que apenas o consumo do chá não faz milagre. “Ele precisa ser aliado a uma alimentação saudável, balanceada, e à prática de exercícios físicos regulares”, afirma. Ao comprar uma das caixas da loja, o cliente recebe um miniguia com plano alimentar e fitness, montados por profissionais de cada área.

Após morar um período na Europa, a empresária adotou o hábito de tomar chá diariamente. Para aliar saúde ao costume, Luciana trabalhou por três anos com uma nutróloga para chegar ao resultado desejado.

Os chás da TeatoxMe são vendidos em caixas para 30 dias, 3 meses e 6 meses. Em cada pacote, o cliente recebe o suficiente para tomar dois sachês diariamente, um pela manhã e outro à noite. “Ambos os blends foram pensados para iniciar e encerrar o seu dia com os princípios ativos adequados para esses dois momentos”, orienta.

O matinal é composto de ingredientes termogênicos, antioxidantes, digestivos e aceleradores de metabolismo, que reforçam o sistema imunológico. O noturno é feito de itens relaxantes, que ajudam a ter um sono tranquilo.

Para Luciana, o maior benefício da bebida é incentivar pausa e reflexão por parte do consumidor. “Exercer pensamentos positivos, mudar pequenos hábitos do cotidiano, separar um dia da semana para um jantar romântico com seu amor ou um programa diferente ajuda a trazer equilíbrio para a vida”, enfatiza.

Além da mudança de hábitos, outras vantagens dos chás podem ser sentidas no corpo. “A pessoa tem mais energia, o sono se torna mais reparador e a frequência de idas ao banheiro aumenta, pois as propriedades diuréticas da bebida combatem a retenção de líquidos e, como consequência, se perde medidas”, garante.

DesinCHÁ
Primeiro blend de chá 100% natural do Brasil, o DesinCHÁ caiu nas graças de nutricionistas e celebridades como Gabriela Pugliesi e Bru Cardoso. Com oito ingredientes na fórmula e a promessa de redução do inchaço (e medidas), além de um boost no metabolismo, a marca lançada em dezembro de 2017 por Eduardo Vanzak e Lohran Schmidt é um sucesso entre os apaixonados pelo estilo saudável e chega a faturar R$ 2 milhões por mês.

Presente em mais de 1.500 pontos de vendas em todo o país, a bebida é feita a partir de chá-verde, carqueja, mate verde, hortelã, gengibre, guaraná, sálvia e alecrim.

A proposta da marca é o consumo de uma a duas xícaras por dia, aliadas a atividades físicas e alimentação balanceada. Cada caixa vem com 60 sachês.

“Ao iniciar o dia com um hábito saudável, como beber um chá e realizar uma detox, a pessoa tende a manter práticas positivas ao longo da jornada. Além disso, são necessários 60 dias para formar um hábito e ver o reflexo na saúde”, diz Eduardo Vanzak.