Rubber band: conheça os benefícios do elástico que tonifica o corpo

O acessório é fácil de ser transportado e ajuda a fortalecer os músculos sem grandes riscos de lesão

atualizado 23/05/2019 18:42

rubber bandGetty Images

As fitas elásticas de resistência, mais conhecidas como rubber bands ou mini bands, têm conquistado cada vez mais pessoas adeptas do estilo de vida saudável. Além de assumir o papel da carga nos exercícios e tonificar o corpo, o acessório seduz pela praticidade: é leve, barato e pode ser transportado com facilidade, possibilitando a prática de exercícios em qualquer lugar.

O educar físico Henrique Vieira, professor da rede de academias Bodytech, explica como as bands funcionam. “O elástico oferece resistência ao ser esticado, exigindo do músculo força para realizar o movimento. A fita é versátil, pois pode ser usada em séries para todo o corpo. Trabalha muito bem, por exemplo, a região abdominal, os braços, as coxas e os glúteos”, diz o profissional.

O acessório não oferece grandes riscos de lesão, promove alto gasto calórico e está disponível em diversas espessuras e comprimentos, que indicam a intensidade da peça. “Para alunos iniciantes, indico bands mais finais, que proporcionam uma menor tensão. Já para os avançados, o ideal são as faixas espessas com duplo ou triplo elástico”, aconselha.

Antes de dar início à prática, o professor alerta: “faça um aquecimento, na esteira ou no elíptico, por cerca de 10 minutos”. Outro detalhe importante é ter cuidado com a postura na hora de realizar os estímulos.

Fora melhorar o tônus e a resistência muscular, as fitas podem auxiliar na reabilitação de lesões, como esclarece a mestre em educação física e criadora do método SlimFit, Débora Flores. “As bands ajudam na recuperação de ligamentos e tendões e são comumente utilizadas por fisioterapeutas”, conta.

0

A estudante e influenciadora digital Bruna Fernandes, de 27 anos, é assumidamente fã do utensílio. Nas redes sociais da jovem, não é incomum encontrar vídeos fitness com o auxílio das faixas. “Faço uso dos elásticos três vezes por semana há mais de um ano. Sinto minha musculatura mais firme e definida”, relata.

Já a empresária e chef de cozinha Gabrieli Piquet, 38, ressalta o que mais gosta no acessório. “A praticidade! Você consegue levar em uma viagem ou para algum lugar ao ar livre e ter opções de exercício que estimulam diferentes grupos da musculatura”, conclui.

Últimas notícias