O teste deu negativo, mas minha menstruação atrasou. Estou grávida?

Existem outros fatores, além da gestação, que podem fazer com que a menstruação atrase. Saiba quais

atualizado 19/04/2021 18:32

Teste de gravidezGetty Images

Sua menstruação não veio no dia esperado. Desconfiada de que esteja grávida, você compra um teste de farmácia e vê o resultado: negativo! Será que é possível, mesmo com a negativa do teste, você estar grávida? A resposta correta é sim, mas depende. Para entender quais os motivos além da gestação que podem fazer com que a menstruação atrase, bem como tirar a prova final de uma possível gravidez, confira as informações a seguir.

Há alguma chance de eu estar grávida, mesmo o teste dando negativo?

O teste de gravidez de farmácia, apesar de ser seguro, pode dar como resultado o chamado falso negativo, se feito muito cedo. Por isso, se deu negativo, porém a sua desconfiança não passou, vale refazer o teste uma semana depois. Se der negativo mais uma vez, então muito provavelmente você não está grávida. Caso você ainda não esteja convencida, faça o exame de sangue – sendo negativo com mais de uma semana de atraso da menstruação, então certamente você não está esperando um bebê.

Porém, é importante saber o seu período de ovulação, pois, nos casos de ovulação tardia – em que a menstruação também atrasa –, exames podem não identificar tão logo a gravidez.

Clique aqui e entenda por que a menstruação pode atrasar.

Últimas notícias