Dia da Amizade: treinar com amigos é mais eficiente, diz professor de Harvard

"Nada funciona tão bem quanto se exercitar com amigos", garante Daniel Lieberman, paleoantropólogo da universidade

atualizado 30/07/2021 17:45

Getty Images

Encontrar motivação para treinar nem sempre é fácil. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), 75% das pessoas não praticam atividade física regularmente, apesar de terem plena consciência dos benefícios de uma vida saudável. Mas, de acordo com o paleoantropólogo Daniel Lieberman, professor da Universidade de Harvard, há uma maneira simples de você se forçar para malhar: convidar amigos para o treino.

“Nada funciona tão bem quanto se exercitar com amigos”, disse Lieberman à Insider, bem a tempo do Dia Internacional da Amizade (30/7).

De acordo com o paleoantropólogo, autor de um livro sobre a prática de exercícios físicos indicado pela famosa universidade norte-americana, ter um parceiro ou um grupo para ir à academia ajuda a promover o vínculo social e a responsabilidade em relação ao treino.

0

“Para a grande maioria de nós, é difícil fazer exercícios e todos temos instintos fundamentais para evitar atividades desnecessárias. Isso porque, historicamente, era importante para a sobrevivência humana evitar o gasto de energia”, explicou Lieberman.

Por isso, o estudioso, que sente os benefícios de malhar em boa companhia na pele, sugere o encorajamento de amigos. “Eu sei que o meu parceiro vai chegar às 6h e, se eu não for, ele vai ficar chateado. Então, eu apareço na academia, e nós sempre saímos satisfeitos de lá”, contou.

A tecnologia também pode ajudar você a se conectar com colegas para treinar, especialmente durante a pandemia de coronavírus. Chame os melhores amigos para participar de um aulão on-line, por exemplo, e evite aglomerações.

Últimas notícias