Sob sigilo, preparativos para as posses movimentam salões e boutiques

Profissionais da cidade revelam que receberam pedidos para manter confidencialidade sobre clientes

JP Rodrigues/ Especial para MetropolesJP Rodrigues/ Especial para Metropoles

atualizado 31/12/2018 12:15

Os preparativos para as cerimônias de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e do futuro governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no dia 1º de janeiro, já estão a todo vapor. Além da estrutura que envolve as festas, um detalhe vem chamando atenção e despertando a curiosidade dos brasilienses: os modelos que serão usados pelas primeiras-damas e seus respectivos companheiros.

Os endereços onde serão feitos cabelo e maquiagem têm sido mantidos sob sigilo absoluto. A presença de maquiadores e cabeleireiros no Palácio da Alvorada, que fariam retoques nas maquiagens, pode ficar comprometida por exigências de segurança.

Os figurinos usados por elas dirão muito sobre o estilo e a imagem que querem transmitir. A expectativa é que o vestido escolhido por Michelle Bolsonaro, esposa do presidente eleito, saia do Atelier Marie Lafayette, no Rio de Janeiro, mesmo local que produziu o vestido de noiva da futura primeira-dama, em 2007. Tudo indica que será um modelo clássico e discreto, assim como sua personalidade.

Apesar de não adiantar muitos detalhes sobre a peça, a estilista revelou, em entrevista à Record, que o esboço do figurino surgiu a partir de uma conversa na qual elas lembraram o vestido de noiva usado por Michelle: leve, fluido, com rendas e pequenos cristais. O modelo para o dia 1º de janeiro teria sido confeccionado em pouco mais de 15 dias, com 12 horas de trabalho diárias.

Michael Melo/Metrópoles
Michelle Bolsonaro

 

Jair Bolsonaro
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, também escolheu uma grife carioca para o figurino do dia 1º. Ele procurou o alfaiate Santino Gonçalves para confeccionar o terno que usará na cerimônia de posse. O modelo escolhido tem corte clássico, 150 fios, com tecido italiano na cor azul-marinho e detalhes em verde e amarelo na gola. Bolsonaro tirou as medidas do terno no início de novembro.

O ateliê do alfaiate está localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O terno é um presente de Maxwell Gerbatim, amigo de Bolsonaro dos tempos de Exército.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro

 

Mayara Noronha
Os compromissos da família de Ibaneis Rocha começam logo cedo, às 8h, com a Missa de Ação de Graças no Santuário Dom Bosco, e seguem ao longo do dia. A advogada e esposa do governador eleito, Mayara Noronha, escolheu um vestido da estilista Martha Medeiros, conhecida por ter a renda artesanal como marca de suas peças. Podemos esperar um modelo bem brasileiro e elegante.

O cabelo e a maquiagem serão feitos na residência do casal, já que Mayara está de resguardo desde o nascimento do primeiro filho, Mateus Rocha, em 15 de dezembro. Tudo indica que a beleza da futura primeira-dama do DF será responsabilidade da equipe do maquiador e hairstylist Ricardo Maia.

Michael Melo/Metrópoles
Mayara Noronha

 

Ibaneis Rocha
Já o governador eleito seguirá uma linha mais clássica e tradicional, com corte impecável. Ibaneis Rocha escolheu um terno escuro da alemã Hugo Boss.Para completar, ele elegeu uma gravata na cor azul. Sabe-se que o acessório será de uma grife de luxo europeia. Nomes como a francesa Hermès e a suíça Chopard estão cotados.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ibaneis Rocha

 

Paco Britto (vice-governador do Distrito Federal)
O novo vice-governador usará um terno sob medida da Camargo Alfaiataria, boutique do Lago Sul. Cabelo e barba serão cortados na Barbearia Garcia, localizada no Gilberto Salomão. “O Paco é muito simples. Ele vai ao mesmo barbeiro a vida toda”, contou a esposa, Ana Paula Hoff.

A empresária providenciou os looks de toda a família, deixando o seu por último. Ela usará um vestido da estilista brasiliense Letícia Gonzaga. O cabelo ficará por conta de Letícia Cunha, hairstylist da equipe de Ricardo Maia, e será preparado em domicílio. “Fica difícil ir ao salão por conta dos horários dos eventos”, explicou.

Paco, Ana Paula e os filhos, Catharina, 21 anos, Cristiano, 18, e Flávio, 16, devem passar o Réveillon em casa e sem grandes comemorações para estarem descansados no dia seguinte.

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Ana Paula Hoff e Paco Britto

 

Carlinhos Beauty
O salão do cabeleireiro abrirá as portas às 7h do dia 1º de janeiro e deve atender clientes ao longo de todo o dia. Para as cerimônias da manhã, os cabelos e maquiagens feitos no local serão mais leves e discretos. “Já o baile de gala do Palácio do Itamaraty promete apresentações mais arrojadas”, adianta Beauty.

Carlinhos não revela os nomes de suas clientes, mas garante que a cerimônia de posse terá a presença de celebridades. “As coisas estão bem sigilosas nesta posse”, apontou. O cabeleireiro acredita que o cuidado redobrado esteja ligado ao atentado sofrido por Jair Bolsonaro, em 6 de setembro.

Felipe Menezes/Metrópoles
Carlinhos Beauty

 

Helio Diff
Os secadores vão começar a trabalhar logo cedo, às 7h. Os profissionais da unidade do Lago Sul serão os encarregados de produzir as mulheres para as cerimônias, especialmente para o jantar no Itamaraty, com autoridades internacionais. Eles confirmam a existência de reservas para atender as convidadas em hotéis e embaixadas.

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Helio Nakanishi

 

Ricardo Maia
As equipes de Ricardo Maia e do salão Renoir, que em janeiro irão se fundir, atenderão algumas clientes logo cedo, nas casa e nos hotéis em que estão hospedadas. Além de Mayara Noronha, outro nome confirmado é o de Simone Bretas, esposa do juiz Marcelo Bretas. A agenda do profissional Paulo Lobo conta com pessoas próximas à futura primeira-dama do DF.

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Ricardo Maia

 

Leonardo Carvalho
Profissional conhecido pelo carisma, Leonardo Carvalho, à frente da LC Alfaiataria, é responsável pelo corte dos ternos exclusivos de vários convidados que marcarão presença nas posses. Sua assessoria não confirma nomes, mas adianta que as últimas provas de seus clientes (advogados, empresários, políticos e magistrados) estão ocupando toda a agenda até o último dia do ano.

Reprodução/Instagram
Leonardo Carvalho

Últimas notícias