Sem tempo? Dermatologistas ensinam ritual de skincare de apenas 10 minutos

Ter um pele saudável não precisa te custar horas em frente ao expelho. Confira dicas de especialistas para uma rotina de cuidados express

atualizado 14/07/2020 11:38

skincareFreepik

O isolamento social despertou muitas pessoas para as rotinas de autocuidado. Não à toa, as buscas pelos termos limpeza, kit de cuidados e produtos relacionados à pele cresceram até 400% nos últimos meses, de acordo com dados do Google.

O problema é que, apesar de estarem mais dispostas a se cuidarem, as pessoas estão sem tempo, acumulando uma serie de atividades em casa. Por isso, é normal que, seguido de um breve período de empolgação, os rituais de skincare sejam colocados de lado.

Isso ocorre porque as pessoas têm a tendência de acreditar que esses cuidados são complicados e que demandam muito tempo, o que, segundo especialistas, não é verdade.  É possível mantê-los dedicando apenas 10 minutos, divididos entre os três pilares da rotina de skincare: higienização, hidratação e fotoproteção.

0
Limpar – 1 minuto e meio

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele deve ser lavada com movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando bem em todas as áreas, principalmente a região da zona T, a mais oleosa.

“Cuidado com o sabão na região da linha interciliar para evitar qualquer inflamações nas pálpebras ou conjuntivite. Também é importante deixar que o sabonete, gel ou loção de limpeza permaneça na pele por um minuto, antes de retirá-lo com água”, aconselha.

Tonificar –  2 minutos:

Agregar o uso de uma loção tônica na rotina de cuidados também é importante. Segundo o dermatologista Abdo Salomão, ela deve ser aplicada com algodão por toda extensão do rosto e pescoço. “Dependendo da fórmula, vai equilibrar o pH, hidratar, controlador a oleosidade e acalmar a pele”, diz.

Hidratar- 3 minutos:

Assim que a loção tônica secar, é hora de partir para o próximo passo, que deve começar com a aplicação de um sérum anti-idade potente.  Claudia indica algumas fórmulas eficazes.

No caso do hidratante, aplicado assim que a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente. Salomão recomenda prestar atenção nas texturas e considerá-las ao escolher. “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados, enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil free“, explica.

Cuidar da área dos olhos – 1 minuto:

Com todo mundo usando máscara de proteção, o olhar nunca foi tão valorizado. Por isso, é importante dedicar um tempo a essa região do rosto, lembrando sempre que ela também é bastante sensível. “As fórmulas devem ser suaves, mas concentradas em ativos que garantam a firmeza e elasticidade da pele”, aconselha o profissional.

Proteger  – 2 minutos:

Assim que a pele absorver o hidratante e não estiver “melada”, é hora de proteger a pele dos efeitos nocivos da exposição ao sol. Médicos afirmam que, embora negligenciada, essa etapa é uma das mais importantes para a saúde da pele, desde que seja executada corretamente.

“Não adianta aplicar o protetor e ir para o sol. Esse filtro deve ser passado 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta”, alerta Claudia.

Ela adverte que a recomendação da comunidade médica é de dois miligramas por centímetro quadrado de pele, o que equivale a uma colher de chá.  “É preciso que essa camada generosa cubra toda a área e promova a sensação de cobertura homogênea”, finaliza.

Últimas notícias