Fiz uma cirurgia plástica. Quando posso voltar a me exercitar?

Saiba qual o tempo de repouso que alguns procedimentos exigem e quais cuidados tomar

atualizado 29/07/2021 17:27

iStock

Quando o assunto é cirurgia plástica, milhares de dúvidas costumam surgir. “Será que devo fazer? Como será a recuperação? Quando terei uma vida normal?”. Não faltam questionamentos em quem pretende se submeter a um procedimento.

Se a ideia é saber quando poderá voltar a se exercitar, o pós-operatório é quem vai ditar o seu retorno à “vida normal”. Com acompanhamento do seu médico e profissionais especializados, com pouco tempo você vai voltar a viver tão bem que nem vai se lembrar que passou por um procedimento cirúrgico. Nos primeiros dias após a cirurgia, é necessário ter uma série de cuidados e restrições, principalmente quando a mudança física envolve partes maiores do corpo. Nesses casos, a mobilidade, muitas vezes, precisa ser quase nula.

0

Apesar da ansiedade para voltar à ativa, respeitar o repouso é essencial para manter-se saudável e atingir o sucesso da operação. “É muito importante se resguardar nesse período, já que é o momento em que o corpo estará respondendo e trabalhando para a cicatrização. Aos poucos, os exercícios serão liberados pelo médico”, alerta o cirurgião plástico André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e ex-presidente da regional do Rio de Janeiro.

Essa indicação deve ser levada a sério. Só faça exercícios físicos depois que seu médico der o aval. Maranhão ainda ressalta que o paciente precisa ter um diálogo claro e sincero com o profissional. “Ele quem vai aconselhar sobre o timing certo de voltar a fazer exercícios. Qualquer incômodo, alteração e dor deve ser repassada para o seu médico, só ele poderá lhe fornecer um diagnóstico concreto e ajudar em relação às medidas que deverão ser tomadas, além de medicações”, explica o especialista.

Cada procedimento acontece de uma forma e exige cuidados específicos para o pré e também pós-operatório. Alguns especialistas ainda indicam trabalhos com outros profissionais, como um nutricionista, para auxiliar na melhor recuperação do paciente.

Mulher alongamento
Após liberação médica, comece com exercícios leves, como a caminhada
Por onde começar?

Evite fazer esforço e peça sempre a ajuda de um familiar para auxiliar nas tarefas básicas do cotidiano, como cozinhar e lavar a louça.

Depois que seu (sua) médico (a) liberar o retorno às atividades físicas, comece devagar, com exercícios leves e que não exijam tanto impacto. Um bom início, por exemplo, é a caminhada. Gradativamente, avance para outras práticas.

“Primeiro se recupera o tônus muscular e, depois, há um retorno aos exercícios de hipertrofia. O mesmo se repete com relação aos exercícios aeróbicos. Inicialmente, deve-se focar em duração e intensidade leves e, depois, aumentar a dose. Importante lembrar que isso ajuda a circulação linfática e, consequentemente, a recuperação dos tecidos”, explica o cirurgião.

Qual o tempo certo para voltar?

O médico explica que, em média, o processo de cicatrização leva 21 dias. É o tempo necessário para a “reposição” adequada de colágeno. Vale destacar: esse prazo não é o mesmo para todas as áreas. “As mais complexas são as grandes cirurgias de mobilização de tecidos, como mamoplastia e abdominoplastia, ou mesmo as cirurgias de braço e perna, quando temos um paciente pós-bariátrica”, explica Maranhão.

“Nas cirurgias de descolamento moderado, como as lipoaspirações, o paciente pode retornar assim que houver queda do coágulo, o que acontece após uns 10 dias, mantendo as orientações de controle tecidual prescritas pelo médico ou fisioterapeuta”, recomenda o membro da SBCP. Por outro lado, cirurgias realizadas no rosto pedem cuidados quanto a quedas ou traumas por distração. Nesse caso, o recomendado são 15 dias de repouso.

Confira o tempo indicado para cada procedimento:

Mamoplastia: no mínimo 30 dias sem levantar os braços e sem exercícios aeróbicos;
Abdominoplastia: ao menos 15 dias sem esticar o tronco. Ainda é indicado ficar três meses sem praticar abdominais e 30 dias sem exercícios aeróbicos;
Rinoplastia: Em média de 15 a 21 dias sem exercícios aeróbicos ou de hipertrofia;
Facelifting: fique ao menos 20 dias sem praticar nenhum exercício;
Implante de mama: a recomendação são 10 dias de repouso.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Últimas notícias