metropoles.com

Você sabe como guardar batatas? Especialistas explicam melhor maneira

Nutricionista afirma que as batatas devem ser armazenadas na geladeira para aumentar sua durabilidade e evitar desperdícios

atualizado

Group4 Studio/GETTYIMAGES
Mulher organizando a geladeira

A forma com que guardamos os alimentos influencia não apenas na durabilidade deles, mas também em como as propriedades nutricionais são preservadas, com impacto direto na saúde.

Por anos, acreditou-se que as batatas deveriam ser armazenadas na geladeira. Especialistas em saúde afirmavam que as baixas temperaturas levam à produção de açúcar extra nas batatas cruas, que se transformava em acrilamida quando exposto a altas temperaturas – quando o alimento é frito, cozido ou assado, por exemplo. A substância é considerada cancerígena.

Porém, pesquisadores da Food Standards Agency (FSA), do Reino Unido, atualizaram suas recomendações no último ano. Um estudo recente, revisado pela agência, mostrou que o armazenamento de batatas na geladeira não aumenta significativamente o potencial de formação de acrilamida quando comparado a deixá-las em um lugar fresco e escuro. A baixa temperatura seria mais indicada por aumentar a durabilidade do alimento, evitando desperdícios.

“Para os especialistas, guardar as batatas na geladeira é uma boa maneira de aproveitá-las ao máximo, especialmente se você não for usá-las imediatamente”, diz a nutricionista e pesquisadora britânica Shefalee Loth, em entrevista ao site Which?. Segundo ela, os legumes armazenados na geladeira podem durar três vezes mais em comparação com os que ficam em um armário.

Outros alimentos

O levantamento da agência britânica explica ainda que o armazenamento depende do alimento — não adianta colocar tudo na geladeira. Tomate e pepino, por exemplo, não devem ficar em baixas temperaturas, uma vez que tendem a murchar e, no caso da fruta, há inibição das enzimas que lhe dão sabor.

O pão precisa ser guardado em um saco de pano ou plástico em um armário, já que as condições do eletrodoméstico desidratam o pão e o deixam velho mais rapidamente.

As frutas e os legumes que vão para a geladeira devem ser guardados em gavetas separadas, pois as frutas produzem gás etileno, contribuindo para que os legumes estraguem mais rapidamente.

O leite e os ovos, por sua vez, não devem permanecer na porta do eletrodoméstico. A abertura frequente faz com que ela seja a região mais quente da geladeira, prejudicando a conservação dos alimentos.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.






Quais assuntos você deseja receber?