metropoles.com

Médica ensina fórmula para controlar compulsão alimentar

Endocrinologista criou o método “níveis de jacada” para que cada pessoa consiga entender como o corpo responde aos alimentos consumidos

atualizado

Compartilhar notícia

Fiordaliso/Getty Images
mãos segurando pedaço de pizza e computador a frente
1 de 1 mãos segurando pedaço de pizza e computador a frente - Foto: Fiordaliso/Getty Images

Você já “enfiou o pé na jaca”? A expressão é muito usada pelas pessoas que buscam perder peso, mas acabam escapando da dieta e cometem excessos na alimentação. Seja para comemorar um acontecimento especial, para se recompensar após um longo dia de trabalho ou mesmo para encarar quadros de tristeza e ansiedade.

Esse comportamento coloca em risco todo o progresso atingido com a dieta e pode causar o temido efeito-sanfona. Para manter a alimentação disciplinada e evitar os excessos, a endocrinologista Gabriela Iervolino, titulada da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), revela um método que criou para si mesma.

Níveis de jacada

“Como já vivi isso, sei bem como tudo acontece e acabei desenvolvendo um método que eu chamo de níveis de jacada. Trata-se de etapas de alimentos que você tentará consumir antes de chegar no seu pior. Esses níveis são muito individuais e você vai saber montar os seus níveis”, explica a médica.

Conforme a especialista, é recomendado esperar de 20 a 30 minutos entre um nível e outro para que seu corpo perceba que você comeu aquele alimento.

”Meu pior nível é comer um cookie bem recheado que eu adoro, mas antes de chegar nisso tenho algumas etapas. Meu primeiro nível é consumir 6 quadradinhos de chocolate meio amargo a 70% e espero 20 minutos para ver se isso me satisfaz. Minha segunda etapa é comer banana com uma pasta de amendoim de chocolate. A terceira é comer uma barra de proteína que eu adoro. E por último seria o cookie, nível que quase nunca chego pois em alguma parte das etapas anteriores eu já me satisfiz”, exemplifica Gabriela.

Para continuar a ler, acesse o portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia