Veja como o coentro pode reduzir açúcar no sangue e risco de Alzheimer

Estudos mostram que o coentro promove atividade da enzima que reduz o açúcar e combate inflamações no cérebro, protegendo contra o Alzheimer

atualizado 03/02/2022 19:51

Coentro

Uma erva comum encontrada em muitos pratos da culinária brasileira tem propriedades que podem reduzir o risco de Alzheimer e diminuir o açúcar no sangue. O coentro, além de ser utilizado para dar aquele toque especial em saladas, sopas, chás e pratos com peixe, é eficaz na prevenção de doenças.

Estudos em animais mostraram que as sementes da planta promovem a atividade da enzima que reduz o açúcar no organismo e têm funções anti-inflamatórias que combatem inflamações no cérebro, protegendo-o contra a perda de memória.

As funções do coentro são tão poderosas que especialistas aconselham pessoas que já têm baixo nível de açúcar no sangue, ou estão tomando medicamentos para diabetes, a terem cuidado ao consumi-lo.

Confira todos os benefícios:

Controla as taxas de glicose no sangue

O coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e tem potencial antioxidante, combatendo radicais livres. Em uma pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, por exemplo, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea.

Diminui a pressão arterial

Outro benefício do coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão. O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. O balanço entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.

Melhora a digestão

A erva é utilizada há séculos pelos povos asiáticos para auxiliar no tratamento de distúrbios digestivos como gases, náuseas, má digestão e dores abdominais. Isso ocorre devido à capacidade do coentro de estimular o organismo a produzir mais enzimas e sucos digestivos, facilitando a digestão e impedindo a formação de gases.

O coentro também estimula o peristaltismo, os movimentos que facilitam e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Por isso, a erva é considerada um laxante suave e natural. Já as folhas desidratadas podem ser utilizadas para combater crises de vômitos e diarreia.

Fornece vitamina C

O coentro é uma excelente fonte de vitamina C e de outras vitaminas essenciais, como ácido fólico, vitamina A e betacaroteno. Além de fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C atua na formação de colágeno, nutriente essencial para evitar a flacidez e manter a saúde da pele.

Atua como antibacteriano e antifúngico

Um composto conhecido como dodecenal, presente nas folhas do coentro, é o responsável pela capacidade da planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como a salmonela, por exemplo.

Controla a ansiedade e combate a insônia

É um ótimo tranquilizante natural, e pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo estresse. O sumo de coentro, salsa e pepino é uma boa forma de repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia. Além disso, a planta pode melhorar o sono graças às suas propriedades relaxantes.

É um anti-inflamatório natural

O coentro tem atividade anti-inflamatória que permite aliviar dores causadas por condições como artrite e reduzir pequenos inchaços. Essa propriedade também protege o sistema nervoso contra os danos causados por doenças degenerativas.

Mais lidas
Últimas notícias