Veja 5 atitudes fundamentais para emagrecer com saúde

Perder peso de maneira saudável exige mudança de hábitos. Especialistas em reeducação alimentar listam dicas para alcançar esse objetivo

atualizado 18/05/2022 16:38

Pessoa prepara receita na cozinha Getty Images

O processo de emagrecimento saudável é um caminho longo, que requer dedicação e escolhas inteligentes para que os resultados sejam duradouros. As fórmulas mágicas, que incluem dietas muito restritivas ou remédios milagrosos, podem ser prejudiciais tanto para a saúde física como para a emocional.

“Seguir uma alimentação saudável faz parte de um processo que envolve mudanças de hábitos e repetição. Quando esses comportamentos estão bem estabelecidos, consumir alimentos saudáveis é uma escolha natural”, afirma Priscila Andrade, gerente de MKT-Nutrição da empresa Ajinomoto do Brasil.

A Ajinomoto tem um programa de educação nutricional para incentivar uma alimentação equilibrada e saborosa. Os especialistas da equipe listaram cinco atitudes fundamentais para facilitar a reeducação alimentar. Confira:

1. Faça boas escolhas

Reduza o consumo frequente de alimentos com alto valor energético, como as frituras, nas principais refeições, e aumente a ingestão de água e frutas.

Manter as três principais refeições do dia é fundamental, bem como os lanches intermediários para promover saciedade, evitando assim exageros no momento do café da manhã, almoço e jantar.

Veja melhores dietas para comer de maneira saudável:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

2. Consuma proteínas

O consumo adequado de proteínas, fracionado ao longo das refeições, contribui com o fortalecimento dos ossos e músculos, deixando o corpo mais forte e saudável. Além disso, as proteíncas colaboram para uma saciedade mais duradoura, o que favorece o emagrecimento.

Carnes, ovos, peixes, aves, leite e queijos são exemplos de alimentos de origem animal ricos em proteínas. Elas também estão presentes no feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha, amendoim e nozes.

3. Experimente novas receitas

Preparar a própria refeição é um hábito prazeroso, que possibilita garantir a qualidade do que se está comendo.

Existem inúmeras receitas práticas, saborosas e saudáveis e experimentá-las vai despertar os seus sentidos gustativos, favorecendo escolhas mais saudáveis.

4. Movimente o corpo

A prática de exercícios físicos é importante para o novo estilo de vida. Ela contribui com a queima de calorias e a manutenção e ganho de massa magra. Também promove mais disposição e colabora para o controle do estresse e a qualidade do sono.

Opte por atividades prazerosas, que deem vontade de movimentar o corpo e aproveitar o momento.

5. Não se culpe por deslizes

Durante o processo de mudança de estilo de vida, é essencial lembrar de não se culpar caso ocorra algum deslize na alimentação.

Fatores emocionais do dia a dia podem servir de gatilhos para o consumo de alimentos mais calóricos. Os especialistas explicam que é fundamental reconhecer os fatos e recalcular a rota para avançar.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias