metropoles.com

Bateu uma fome inesperada? Saiba o que comer sem colocar a dieta em risco

Nutricionista Fernanda Machado explica como melhorar escolhas alimentares e ensina duas receitas fáceis e nutritivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Lancheira alimentação bem-estar
1 de 1 Lancheira alimentação bem-estar - Foto: iStock

No meio da tarde bate uma fome inexplicável, e a sua primeira opção é assaltar a geladeira ou pedir um lanche delivery? Escolhas erradas podem comprometer o bom funcionamento do corpo e colocar a dieta em risco.

A nutricionista Fernanda Machado, do 4MOVE Centro de Treinamento Personalizado, conta que a tentação de comer besteiras pode ser contornada acrescentando mais fibras e alimentos nutritivos à rotina, dando preferência para verduras, frutas, cereais, proteínas e gorduras boas.

Mesmo os lanches devem conter uma porção de cada macronutriente – carboidratos, proteínas e gorduras – e, se possível, que algum deles seja rico em fibras. “A combinação desses quatro elementos promove mais saciedade, o que nos deixa menos ansiosos e com menos desejos por alimentos açucarados, gordurosos e mais calóricos”, esclarece Fernanda.

Por outro lado, é importante restringir alimentos com açúcares refinados ou mascarados – como são chamados os ingredientes como a maltodextrina, a dextrose e os xaropes. Também devem ser evitados os carboidratos refinados presentes em massas, bolos, biscoitos, pães e alimentos industrializados.

Outra dica importante é saber diferenciar a fome real da emocional. Muitas vezes, a vontade de comer não é fome, mas uma compensação para algum sentimento indesejável. “É interessante investigar a razão dessa ‘vontade de comer besteira’, que muitas vezes pode ser emocional, e não orgânica”, explica Fernanda.

Mas como planejar os lanches ao longo do dia? A nutricionista explica que, em geral, as refeições da manhã e meio da tarde devem ser mais fartas do que as do fim do dia. Também recomenda que os carboidratos sejam evitados como lanches noturnos. No entanto, há exceções, e o ideal é que um nutricionista seja consultado para montar um plano alimentar personalizado. “Tenho pacientes com insônia crônica que pioram muito quando cortam 100% dos carboidratos do jantar, por isso é importante um acompanhamento”, aponta Fernanda.

Entre as opções sugeridas pela especialista, estão um lanche com frutas, castanhas e iogurte, uma panqueca de banana, uma crepioca ou um combo de fruta, aveia, chocolate amargo e uma porção de whey protein. Veja duas receitas fáceis para fazer no dia a dia.
Panqueca de banana

Ingredientes:
1 banana madura;
2 ovos inteiros;
2 colheres de sopa de aveia ou psyllium ou farinha de sua preferência (ex.: farinha de coco, de amêndoas, de linhaça, de grão-de-bico);
Cacau e canela a gosto.

Modo de preparo:
Em um recipiente, amasse a banana e misture os demais ingredientes. Em seguida, coloque a massa em uma frigideira levemente untada e pré-aquecida. É importante manter a frigideira tampada e em fogo baixo para a panqueca cozinhar em sua totalidade. Quando a borda da massa começar a soltar da panela, é hora de virar.

A panqueca pode ser recheada com geleia 100% de frutas, pasta de amendoim ou oleaginosas (amêndoas, castanha de caju e outras).

panqueca de banana

Crepioca

Ingredientes:
2 ovos inteiros;
1 colher de sopa de goma de tapioca;
1 colher de sobremesa de farinha de linhaça;
Sal a gosto.

Modo de preparo:
Bata os ovos, adicione a goma de tapioca, o sal e a farinha de linhaça, misturando tudo até obter uma massa homogênea. Disponha a massa em uma frigideira levemente untada e pré-aquecida. Assim como na receita anterior, é importante manter a frigideira tampada e em fogo baixo para a crepioca cozinhar em sua totalidade. Quando a massa começar a soltar da panela, é hora de virar.

As opções de recheios são inúmeras. A nutricionista sugere as seguintes opções: frango, carne, atum, salmão, queijo cottage, abacate, tomate, rúcula, cheiro verde, pimentão ou manjericão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?