metropoles.com

Veja 4 remédios caseiros que ajudam a baixar o colesterol

Alimentos ricos em fibras, ômega-3 e antioxidantes ajudam a combater o colesterol. No entanto, tratamento deve ser orientado por médico

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Suco de goiaba
1 de 1 Suco de goiaba - Foto: Getty Images

Não é segredo para ninguém que o colesterol ruim elevado traz grandes riscos à saúde. A condição nem sempre apresenta sintomas, e muitas vezes só é identificada quando surgem danos que comprometem o funcionamento do organismo. Contudo, existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol ruim, o LDL, e podem servir de complemento ao tratamento indicado pelo médico.

Alimentos ricos em fibras, ômega-3 e antioxidantes ajudam a combater a circulação do colesterol ruim no sangue e aumentam os níveis do colesterol bom, o HDL. Outra recomendação é evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em gordura e açúcar e praticar atividades físicas de forma regular.

Hábitos de visa saudáveis são essenciais para manter o colesterol sob controle e, sendo assim, a alimentação exerce papel fundamental. No entanto, a prevenção do problema, seu diagnóstico e tratamento devem ser acompanhados pelo seu médico de confiança.

1. Vitamina de goiaba com aveia

A vitamina de goiaba com aveia é um excelente remédio caseiro para ajudar a diminuir o colesterol. O indicado é tomar pelo menos 3 vezes por semana um copo de vitamina de goiaba com aveia. O preparo é rico em antioxidantes e fibras, que absorvem a gordura proveniente da alimentação, diminuindo assim a quantidade de colesterol que vai para o sangue.

Ingredientes
  • 125g de iogurte natural;
  • 2 goiabas vermelhas;
  • 1 colher de sopa de aveia.
Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador, adoçar à gosto e beber a vitamina de goiaba, pelo menos, três vezes por semana.

2. Suco de tomate

O tomate é rico em licopeno, substância natural que diminui o colesterol ruim, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

Ingredientes
  • 3 tomates;
  • 150 ml de água;
  • 1 pitada de sal e outra de pimenta preta;
  • 1 folha de louro ou manjericão.
Modo de preparo

Bater muito bem todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. Este suco de tomate também pode ser tomado gelado.

Aconselha-se o consumo de cerca de 3 a 4 unidades de tomate por dia, para que a necessidade diária de licopeno, que é de cerca de 35 mg/dia, seja suprida.

3. Suco de laranja com berinjela

Este suco ajuda a baixar o colesterol alto e também colabora para o processo de emagrecimento devido à diminuição do estresse oxidativo que ocorre nas células.

Ingredientes:
  • 2 laranjas;
  • suco de meio limão;
  • 1 berinjela.
Modo de preparo:

Para preparar o suco de berinjela basta colocar 1 berinjela com casca no liquidificador e bater com o suco de 2 laranjas, acrescentando um pouco de água e meio limão. Depois, adoçar à gosto, coar e beber.

4. Chá vermelho

Os benefícios do chá vermelho para o colesterol se devem à presença de antioxidantes que ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim, evitando o entupimento das veias e artérias.

Ingredientes
  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de chá vermelho.
Modo de preparo

Ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de chá vermelho abafando por 10 minutos. Coar e beber 3 xícaras diariamente.

Dicas para controlar o colesterol

Bons hábitos alimentares em conjunto com a prática regular de exercícios físicos são capazes de manter as taxas de colesterol bom e ruim em equilíbrio, afastando os riscos de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como a trombose. Desta forma, os 5 passos para controlar o colesterol incluem:

  1. Praticar 1h de exercício físico 3 vezes por semana, como natação, caminhada rápida, corrida, esteira, bicicleta ou hidroginástica. Isso ajuda a diminuir o colesterol mau e a aumentar o colesterol bom, além de colaborar com a circulação sanguínea, evitando o depósito de gorduras nas artérias;
  2. Beber cerca de 3 xícaras do chá de erva-mate por dia: possui propriedade antioxidante, diminuindo o colesterol ruim, além de impedir a absorção do colesterol no intestino delgado;
  3. Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como salmão, noz, pescada, atum ou sementes de chia: o ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol ruim e a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos;
  4. Evitar o consumo de alimentos gordurosos ou açucarados: como biscoitos, bacon, óleo, bolachas, sorvetes, pizza, alimentos industrializados, margarina e frituras por exemplo, pois aumentam o colesterol ruim no sangue e aceleram a formação de placas de gordura e o entupimento das veias;
  5. Beber o suco de uva roxa em jejum: a uva possui resveratrol, que é um antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Além destes passos para controlar o colesterol, é importante seguir diariamente as orientações prescritos pelo médico para que os níveis de colesterol no sangue não fiquem desregulados. Os remédios caseiros servem apenas para complementar o tratamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações