Veja 6 dicas para reduzir o colesterol ruim no sangue

Praticar atividade física e consumir os alimentos certos contribui para reduzir o LDL. Em excesso, ele pode entupir os vasos sanguíneos

atualizado 31/05/2021 17:55

colesterol, gordura no sangue, ilustraçãoSebastian Kaulitzki/Science Photo Library/Getty Images

Os triglicerídeos e o colesterol ruim, ou LDL, são as principais fontes de gordura que circulam no sangue. Concentrações altas de LDL podem causar o entupimento dos vasos sanguíneos e aumentar o risco de doenças cardíacas como pressão alta, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O problema costuma estar relacionado ao estilo de vida, sendo mais comum em pessoas sedentárias e que consomem alimentos ricos em gorduras saturadas e hidrogenadas. Por isso, mudanças nos hábitos de vida são essenciais para baixar o colesterol. Veja seis dicas para reduzir o colesterol ruim:

Praticar exercício físico com regularidade

Os exercícios aeróbicos como natação, corrida, caminhada, hidroginástica ou bicicleta, são as melhores opções para diminuir o colesterol ruim no sangue. É recomendado praticar no mínimo 30 minutos, três vezes por semana. No entanto, para alcançar melhores resultados, o ideal é fazer exercícios todos os dias.

Dê preferência para exercícios ao ar livre, nos quais você pode pegar um pouco sol. Em quantidades razoáveis, a exposição à luz solar ajuda o corpo a eliminar o colesterol.

Mulher correndo em rua asfaltada

Aumentar a ingestão de fibras

As fibras solúveis, como a farinha e os farelos de aveia, a cevada e as leguminosas, atuam absorvendo o excesso de colesterol no intestino e eliminando-o do corpo. O ideal é comer, no mínimo, cinco porções de legumes e frutas frescas por dia. Maçã, pêssego, banana, feijão-verde e espinafre são opções ricas em fibra.

pessegos

Beber chá preto diariamente

O chá preto contém teína em sua composição, uma substância semelhante à cafeína. Ela ajuda a combater as placas de gordura do organismo. É indicado beber até três xícaras por dia. Gestantes e pessoas com restrição médica à cafeína, não devem beber esse chá.

Chá preto

Preferir gorduras saudáveis

As gorduras saturadas, presentes na manteiga, no bacon ou na mortadela, e as hidrogenadas, presentes na margarina, banha e muitos alimentos processados, elevam os níveis de colesterol LDL.

Por outro lado, as gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas – presentes no azeite extra virgem e nos ácidos graxos ômega-3 – reduzem o colesterol ruim e aumentam o bom.

Dê preferência ao azeite extra virgem para cozinhar ou para temperar saladas e consuma ao menos uma dose diária de um alimento rico em ômega 3, como por peixes, nozes e sementes de linhaça.

Comer mais alho

Além de reduzir os níveis de colesterol LDL, o alho aumenta também os níveis do colesterol bom, o HDL. Um dente de alho por dia é suficiente para ajudar a regular os níveis de colesterol.

Alho

Beber suco de berinjela

O suco de berinjela é um excelente remédio caseiro contra o colesterol alto. A casca não deve ser retirada durante o preparo, pois contém um alto teor de substâncias antioxidantes.

A berinjela também pode ser consumida cozida ou assada. (Com informações do portal Tua Saúde)

Água de berinjela

Mais lidas
Últimas notícias