Vacina contra sarampo: sábado é dia D para grupo de 5 a 19 anos

Lista da Secretaria de Saúde contém praticamente todas as UBSs do DF e alguns postos volantes que funcionarão temporariamente

IStockIStock

atualizado 14/02/2020 18:53

O dia D da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra sarampo é neste sábado (15/02/2020) e para tornar a imunização mais acessível para a população haverá 88 pontos abertos no DF.

A lista da Secretaria de Saúde contém praticamente todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do DF e alguns postos volantes que funcionarão temporariamente em shoppings, como o Liberty Mall, na Asa Norte, o Deck Norte, no Lago Norte, e o Felicittá Shopping, em Águas Claras. Veja aqui.

Em um esforço para ampliar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde tem incentivado estados e municípios a abrirem pontos alternativos de vacinação com horários mais acessíveis para a população. Além dos shoppings selecionados, o Jardim Mangueiral, o Pontão do Lago Sul e a Administração do Riacho Fundo I funcionarão como locais de imunização.

Os horários de funcionamento devem ser conferidos na lista da Secretaria de Saúde pois variam de local para local.

Na primeira etapa da campanha, o público-alvo são crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos. O sarampo voltou a assustar o Brasil em 2018, quando novos casos da doença que estava erradicada começaram a aparecer.

Em 2019, 18.203 casos foram confirmados no país e 15 óbitos foram registrados: um em Pernambuco e 14 em São Paulo. Neste ano, 202 casos já foram confirmados, 74,3% nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Últimas notícias