metropoles.com

Turbine o cardápio com temperos e especiarias para secar a barriga

Adicionar ingredientes como canela, gengibre e pimenta nas preparações do dia a dia acelera a perda de peso

atualizado

Compartilhar notícia

Min Ling, Unsplash
temperos
1 de 1 temperos - Foto: Min Ling, Unsplash

Perder peso é uma combinação de fatores que incluem o controle alimentar e a prática regular de exercícios físicos. No entanto, há truques simples que ajudam a alcançar o resultado pretendido. Um hábito simples e que pode ser incorporado sem grande esforço é adicionar temperos e especiarias aos pratos do dia a dia. Além de saborosos, canela, gengibre, pimenta e açafrão-da-terra são aliados no processo de emagrecimento.

De acordo com o nutricionista Renato França, estudos demonstram os benefícios do consumo desses itens na redução do acúmulo de gordura corporal. As especiarias têm ação termogênica e, por isso, aceleram o metabolismo. Veja as nossas sugestões e escolha a opção que mais agrada ao seu paladar:

Canela:  melhora a eficácia da insulina, sendo útil para controlar os níveis de açúcar no sangue, o que diminui a fome e, consequentemente, provoca a perda de peso. A canela também facilita a digestão, ajuda a eliminar os gases acumulados no intestino, ou seja, desincha a barriga. Uma boa maneira de consumir canela é a partir de chás obtidos com a fervura do pau de panela. Outra sugestão é polvilhar a versão em pó em receitas.

Pimenta-vermelha: as dedo-de-moça e malagueta contêm capsaicina, substância ativa responsável pela ardência das pimentas. Essa sustância é termogênica e estimula a perda de gordura acelerando o metabolismo, sem grandes variações na frequência cardíaca, diferentemente do efeito da cafeína, por exemplo. As pimentas também possuem atividades antimicrobiana, anti-inflamatória, anticancerígena, melhoram a digestão e diminuem os níveis de colesterol. Uma dica caseira é fazer uma conserva de pimenta-vermelha com azeite para acrescentar à comida. Para atingir os melhores resultados, o ideal é manter a parte branca da pimenta, a capsaicina fica concentrada lá.

Açafrão-da-terra: é uma raiz e faz parte da família do gengibre. A planta contém o composto bioativo curcumina, que é o pigmento que dá cor amarela do produto. A curcumina diminui a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. O composto tem ainda ação anti-inflamatória, que contribui para evitar diabetes, prevenir o câncer e diminuir o chamado colesterol ruim. O açafrão-da-terra pode ser usado no tempero de carnes e vegetais refogados.

Gengibre: o ingrediente tem ação imunomoduladora e anti-inflamatória, além de melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a gordura corporal. Se usado em chás – basta ferver o gengibre entre 5 e 10 minutos, é um potente diurético. Na comida, ele pode ser usado junto com cebola e alho durante o preparo dos alimentos. O gengibre também ajuda na digestão e atua contra a azia. “Embora ele seja melhor aproveitado em pratos ou chás quentes, pois a temperatura auxilia na extração dos compostos, o uso em sucos de frutas também é ótimo”, sugere o nutricionista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?