Tratamento com aromaterapia pode melhorar a qualidade do sono

Não consegue relaxar à noite? Saiba mais sobre o uso de óleos essenciais para criar um ambiente mais calmo e relaxante em casa

Getty ImagesGetty Images

atualizado 23/01/2019 16:44

A aromaterapia utiliza óleos essenciais para confortar e trazer a sensação de bem-estar. O cheiro captado pelo olfato atinge o sistema límbico, região responsável pelas emoções, e quando essas propriedades chegam ao cérebro, a região nervosa central reage positivamente.

O método pode ser usado em diversas situações, desde massagem para aliviar cólicas em recém-nascidos, má digestão, resfriados e dores de cabeça até tratamentos complementares para insônia.

No caso de pessoas que têm dificuldade para dormir, a aromaterapia tem efeito calmante. Por isso, são usadas essências como lavanda e baunilha, que ajudam a criar um ambiente mais relaxado.

A acupunturista Priscila Medeiros atende em Brasília e aplica a técnica em seus pacientes. Segundo ela, os óleos essenciais de bergamota, camomila, lemongrass e Néroli também são indicados para quem tem dificuldade de pegar no sono. “Esses aromas têm efeito relaxante, diminuindo a ansiedade e o estresse, melhorando o estado físico e mental”, explica a especialista.

Há diversas formas de utilizar essas fragrâncias, como sprays perfumados, sais de banho, velas, cremes para o corpo, óleos de massagem, difusores de tomada.

Você pode, por exemplo, pingar algumas gotinhas de óleo no travesseiro antes de dormir ou fazer massagens no pé. Caso queira passar o produto no corpo, é importante observar as indicações de uso do fabricante. Alguns produtos não podem ser aplicados diretamente na pele, outros precisam ser diluídos com água.

A aromaterapia não possui contraindicações. Seu objetivo é apenas ajudar a criar um ambiente mais favorável para um sono calmo, relaxante e tranquilo. Por não ser um remédio, o método não age tão rapidamente, mas a longo prazo auxilia no desenvolvimento de uma rotina de sono normal. Pode ser, inclusive, combinado com chás calmantes.