metropoles.com

Suco de beterraba: saiba benefícios encontrados pela ciência

Nos últimos, os cientistas têm encontrado evidências de que o suco de beterraba funciona para aumentar o desempenho físico

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
imagem colorida copo de vidro com suco de beterraba - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida copo de vidro com suco de beterraba - Metrópoles - Foto: Getty Images

O suco de beterraba é um poderoso aliado da saúde e as pesquisas científicas vem comprovando isso.

A beterraba é rica em antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres no organismo, prevenindo danos às células saudáveis.

O vegetal também fornece óxido nítrico para o corpo: a substância facilita a circulação sanguínea, ajudando a controlar a pressão arterial.

Nos últimos, os cientistas têm encontrado evidências de que a bebida também funciona para aumentar o desempenho dos atletas.

Veja os benefícios do suco de beterraba que já foram encontrados pela ciência:

1 – Aumenta a força

Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, descobriram que o suco de beterraba pode ser um grande aliado para as pessoas que desejam melhorar o desempenho nos treinos de força. A bebida aumenta a resposta muscular, permitindo que os praticantes de musculação levantem cargas mais pesadas ​​e realizem maior número de repetições.

2 – Melhora o desempenho

Um outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade Camilo José Cela, da Espanha, trouxe indícios que a bebida também melhora o desempenho cardiorespiratório. Os jovens que tomaram o suco cumpriram um percurso de 4 quilômetros dois minutos mais rápido que os atletas que ingeriram placebo.

3 – Reduz a pressão

Uma pesquisa da Universidade Queen Mary, do Reino Unido, comprovou os benefícios da beterraba para a redução da pressão arterial. Voluntários que beberam um copo de suco de beterraba diariamente durante quatro semanas tiveram reduções significativas na pressão arterial (em uma média de 7,7/5,2 mm Hg), melhoraram 20% a função endotelial e reduziram a rigidez de suas artérias.

Foto colorida de beterrabas inteiras e cortadas ao meio - Metrópoles

4- Diminui o colesterol

Pesquisadores da Universidade Galgotias, da Índia, afirmam ter encontrado impacto positivo nos níveis de colesterol de homens adultos que tomaram duas xícaras de suco de beterraba diariamente durante 15 dias. De acordo com eles, o colesterol HDL (colesterol bom) dos voluntários aumentou em média sete pontos, enquanto o colesterol LDL (ruim) diminuiu em média 10 pontos

Contraindicação

Alimentos ricos em oxalatos, como a beterraba, aumentam o risco de pedra nos rins. Os oxalatos podem se acumular e combinar com o cálcio, criando pedras demasiado grandes para passarem pela urina. Se você já teve pedras nos rins, evite ou limite o suco de beterraba e outros alimentos com alto teor de oxalato.

Veja receita de suco de beterraba para pré-treino

Ingredientes: duas beterrabas médias, três cenouras médias, 500ml de água gelada e quatro colheres de sopa de mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo: juntar os ingredientes e bater no liquidificador.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações