Fica enjoado depois do exercício físico? Cientista ensina o que fazer

Falta de sangue em alguns órgãos em detrimento de outros pode causar náuseas depois da atividade física, mas mal-estar pode ser evitado

atualizado 25/05/2022 17:02

Mulher negra praticando yoga em casaGetty Images

Depois de fazer um exercício físico, você já se sentiu enjoado, e com vontade de vomitar? Não se preocupe, a reação do corpo não tem nada a ver com a exaustão: é só uma falta de organização.

O professor Adam Taylor, do centro de anatomia da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, explica que, durante o exercício, o corpo aumenta o fluxo sanguíneo em alguns tecidos (como os músculos e o coração, por exemplo) em detrimento de outros.

O sistema gastrointestinal é um dos que ficam com fluxo diminuído — estima-se que as veias e artérias que abastecem os órgãos como estômago e intestino ficam 80% menores durante o exercício. Se o atleta comeu há pouco tempo, é necessária uma quantidade maior de sangue e oxigênio para digerir a comida e, se tudo acontece ao mesmo tempo, o resultado é a náusea.

“Além disso, o estômago e outros órgãos abdominais podem ser comprimidos durante o exercício, o que também contribui para o sentimento de enjoo. Essa sensação acontece principalmente em atividades como o agachamento, quando a frequência cardíaca aumenta e a demanda por oxigênio nos tecidos cresce, isso exige que o corpo puxe maiores volumes de ar nos pulmões”, escreve o pesquisador em artigo publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation.

Com os pulmões cheios, o diafragma empurra os órgãos do abdômen mais para baixo, e os músculos na parede abdominal também apertam a cada respiração.

Taylor explica que a náusea é mais comum quando se come até uma hora antes do exercício, já que demora cerca de duas horas para as comidas sólidas deixarem o estômago. O que você come também faz diferença: alimentos ricos em fibras, gorduras e proteínas são digeridos mais vagarosamente e aumentam o risco do enjoo.

Para evitar o problema, o pesquisador diz que é interessante diminuir ou mudar a atividade física, aumentando a intensidade gradativamente, fazer a última refeição mais tempo antes do exercício e beber água suficiente antes e durante a ginástica.

Veja dicas para ganhar massa muscular mais rápido:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias