metropoles.com

Saiba como identificar a dose pediátrica da vacina contra Covid

Com o início da imunização de crianças entre 5 e 11 anos, pais devem ficar atentos para evitar erros na aplicação

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Menina de máscara rosa aperta algodão contra o braço
1 de 1 Menina de máscara rosa aperta algodão contra o braço - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após aprovação da Anvisa e autorização pelo Ministério da Saúde, a dose pediátrica da vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em crianças entre 5 e 11 anos em todo o país. A fórmula é segura e garante proteção para os pequenos, mas é importante que os pais fiquem atentos na hora da injeção para evitar erros na aplicação.

A vacina para crianças vem em uma embalagem de cor laranja, diferente da versão para maiores de 12 anos, que é roxa. A seringa utilizada é a de 1ml, e o volume aplicado deve ser de 0,2ml. O profissional de saúde deve mostrar o frasco e a seringa ao responsável antes da aplicação.

Dose menor

De acordo com a Pfizer, a quantidade aplicada foi cuidadosamente selecionada com base em dados de segurança e imunogenicidade. Os estudos clínicos indicaram menor possibilidade de reações adversas no uso de doses menores e respostas imunológicas eficientes porque as crianças, normalmente, têm resposta imune mais robusta.

0

O infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que, no caso do imunizante da Pfizer, os ensaios clínicos direcionados ao grupo mostraram que a proteção desejável já era alcançada com doses menores.

Vacina Crianças
Dose pediátrica da Pfizer contra a Covid-19

“Os testes demonstraram que uma dose menor do que a usada para pessoas com 12 anos ou mais era a preferida, mantendo proteção, segurança e tolerabilidade”, afirma.

Segurança da vacina

Durante a pesquisa clínica da vacina da Pfizer/BioNTech, os dados sobre a segurança do imunizante se mostraram favoráveis. De acordo com o órgão americano FDA, os estudos clínicos demonstraram eficácia de 90,7% na prevenção da Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?