metropoles.com

Rússia pede à OMS autorização para uso emergencial da vacina Sputnik V

Fundo de Investimento Direto Russo quer registro acelerado da vacina. Órgão internacional avalia opções desde o final de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Science Photo Library/GettyImages
seringa de vacina
1 de 1 seringa de vacina - Foto: Science Photo Library/GettyImages

O Fundo de Investimento Direto Russo, responsável pela vacina Sputnik V, divulgou nesta terça-feira (27/10) que pediu à Organização Mundial de Saúde (OMS) registro acelerado (Lista de Uso de Emergência, EUL) e pré-qualificação de sua imunização contra a Covid-19. A entidade internacional avalia candidatas desde o final de setembro.

A vacina russa foi a primeira a ser registrada no mundo, e deve ser testada e produzida no Brasil nos próximos meses. Para ser aprovada pelo programa de pré-qualificação da OMS, a imunização precisa ter qualidade, segurança e eficácia avaliadas.

Medicamentos que entrarem para a lista de uso de emergência da entidade recebem uma garantia de qualidade e são usados por organizações de compras internacionais e países interessados. A vacina russa estaria, assim, disponível para compra em um período menor do que as imunizações que passam pelos procedimentos convencionais.

“Expressamos nossa gratidão à OMS pela cooperação ativa e esperamos a conclusão bem-sucedida do processo de pré-qualificação em todos os estágios principais”, diz Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo, em nota à imprensa.

0

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?