Responsáveis por filtrar o sangue, os rins são fundamentais para saúde

Atualmente, um em cada 10 adultos sofre com problemas renais crônicos. Hábitos saudáveis são a melhor maneira de prevenir problemas futuros

atualizado 11/04/2019 21:50

Natali_Mis, Istock

Os rins são órgãos vitais para o funcionamento do corpo humano. Eles ficam no lado esquerdo e direito da região posterior do abdômen e são responsáveis por filtrar o sangue, absorvendo os nutrientes necessários e eliminando as toxinas pela urina. Esse mecanismo é fundamental para o controle da pressão arterial e para regular a concentração de cálcio e fósforo no organismo. Atualmente, um em cada 10 adultos sofre com problemas renais crônicos.

Os principais fatores de risco para as doenças renais são hipertensão arterial, diabetes e histórico familiar. Obesidade, tabagismo e uso de medicações tóxicas também favorecem essas condições.

Apesar de bastante sérias, nem sempre as doenças renais apresentam sintomas iniciais. Por isso, exames de sangue e urina regulares são importantes. Alguns sintomas são urina com cheiro muito forte e escura, sensação de cansaço extremo, formigamento nas mãos e pés, cãibras frequentes, tremores, perda de sensibilidade, pele amarelada, náuseas e vômitos, entre outros.

O tratamento depende da fase em que a doença é descoberta. Em alguns casos, é possível reverter o quadro com medicamentos e dieta. Em quadros mais graves, é preciso fazer hemodiálise ou transplante. A prevenção inclui boa alimentação, principalmente evitando comidas industrializadas ricas em sódio, prática de exercícios físicos e hidratação(Com informações do Ministério da Saúde e do portal Tua Saúde)

Mais lidas
Últimas notícias