Raspagem da língua: como fazer e para que serve técnica da Ayurveda

De acordo com a medicina indiana, limpeza diária ajuda a prevenir problemas de saúde

atualizado 25/06/2021 15:12

Canva

A Ayurveda, também conhecida como medicina ayurvédica, é um conjunto de conhecimentos que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia como métodos de prevenção e cura de doenças. Os princípios são baseados em estudos do corpo, da alma e da mente desenvolvidos na Índia.

A raspagem da língua, um dos ensinamentos desse conjunto de orientações, vem se popularizando no Brasil.

Na medicina ayurvédica, a  raspagem da língua tem a função de limpar a língua dos resíduos gerados pelo processo de digestão. A saburra é uma excreção do corpo, que pode conter ou não toxinas.As toxinas costumam ser geradas por hábitos e escolhas não saudáveis.

“É um hábito de higiene diário. Sua função é remover resíduos da língua”, explica Deborah Bregantino, terapeuta ayurvédica.

Ela explica que, embora raspadores de língua de vários materiais tenham se popularizado, os de cobre e os de inox são os mais indicados para a prática por serem mais fáceis de higienizar. Entre os benefícios, estão a eliminação de bactérias, fungos, toxinas e outros resíduos, o que previne o mau hálito. A técnica também conservaria as papilas gustativas, colaborando para a melhorar o paladar.

“Quando feita de forma correta e regular, a raspagem da língua traz benefícios e diminui as chances de doenças ortodentárias e o aparecimento de cáries”, explica o Helbert Eustaquio Cardoso da Silva, especialista em Periodontia pela Associação Paulista de Cirurgiões e doutorando pela Universidade de Brasília.

Ele explica que é uma prática recomendada, pois a língua é um músculo com característica rugosa, que tende a acumular restos de alimentos. “Quando não há essa higiene, costuma-se formar uma pseudo membrana chamada saburra da língua.” Segundo o dentista, a saburra, que em geral é esbranquiçada, se não for higienizada, pode ser confundida com outras lesões. “Se a pessoa tem o hábito de raspar a língua, e de repente percebe essa mancha branca, é hora de procurar um especialista”, orienta Helbert.

Deborah ressalta que as práticas ayurvédicas são indicadas para  todas as pessoas, mas que raspar a língua não é indicado   em caso de inflamações ou feridas na língua.

Como fazer 

De acordo com as orientações da medicina indiana, a raspagem da língua deve ser feita logo no início da manhã, ainda em jejum e antes mesmo de tomar água.

Logo após acordar, a pessoa deve deixar a língua relaxada, e posicionar o raspador – uma colher também pode ser usada para essa função – o mais para trás da boca possível.

Em seguida, deve-se raspar a língua com suavidade de 5 a 10 vezes. E, por fim, enxaguar a boca, escovar os dentes e passar fio dental.

Ayurveda e o inverno 

Além das indicações de higiene, a Ayurveda também contempla cuidados e orientações específicas para a estação mais fria do ano. “No inverno, o corpo contrai os poros, e o fogo interno, chamado de agni, aumenta”, explica Deborah.

O aumento desse fogo interno significa que a fome tende a aumentar. “É o momento adequado para se ter uma alimentação mais robusta, com uma boa nutrição”, explica a terapeuta.

Isso significa incluir mais cozidos, mingaus e sopas com raízes, tubérculos e cereais na dieta, além de utilizar temperos que trazem a sensação de calor, como o gengibre, a pimenta do reino, o cardamomo, o cravo e a canela.

 

Mais lidas
Últimas notícias