Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Aromaterapia para toda família: conheça os benefícios para as crianças

Os óleos essenciais podem equilibrar as emoções e proporcionar uma boa noite de sono para os pequenos. Pais devem ficar atentos à dosagem

atualizado 04/04/2021 14:33

Foto: Shutterstock/João Bidu

A aromaterapia é uma técnica natural de tratamento do bem-estar e das emoções que utiliza óleos essenciais com propriedades medicinais das plantas e outros elementos da natureza, e que podem ser usados por toda a família.

A inclusão do método no dia a dia das crianças oferece diversos benefícios e contribui com o desenvolvimento delas. Mas atenção! Os óleos essenciais são extratos puros e potentes e devem ser usados com cautela porque as crianças são muito mais sensíveis do que os adultos.

Essas substâncias são usados há séculos para as mais variadas demandas relacionadas ao bem-estar e problemas cotidianos de civilizações antigas. Hoje, as fórmulas são indicadas para estimular ou acalmar, melhorar o sono, o foco, proporcionar sentimentos de tranquilidade, equilibrar as emoções, reduzir a ansiedade, a agitação e a tensão, por exemplo.

Eles são usados em todo o corpo. A área de aplicação dependerá do objetivo esperado, podendo ser passado na nuca, pescoço, peito, planta dos pés, têmporas, ombros, dorso e punhos das mãos, pernas cansadas e nas costas, como sugerem os especialistas da doTERRA. A empresa acaba de lançar no Brasil o Kit Kids, com seis mixes de óleos essenciais, um para cada finalidade.

Criança dormindo
A aromaterapia pode ser usada como um calmante natural para que as crianças tenham uma boa noite de sono
Cuidados

Assim como com qualquer produto para uso corporal ou indicado para ingestão, é necessários seguir algumas recomendações de segurança para o uso e diretrizes quanto a dosagem, diluição, aplicação e armazenamento corretos dos óleos essenciais.

As regras de uso são diferentes para adultos e crianças porque elas são muito mais sensíveis e ainda estão em desenvolvimento. Por isso, a dosagem indicada para os pequenos deve ser muito menor, podendo ser diluída. Uma pequena quantidade será suficiente para que eles ofereçam resultado.

O uso deles deve ser feito sempre com a supervisão de um adultos. Evite regiões sensíveis (olhos, pele ao redor dos olhos, nariz, ouvido e feridas) durante a aplicação, bem como a exposição à luz solar depois dela – principalmente com óleos cítricos.

Consulte o pediatra de seu filho antes de usar os óleos essenciais e guarde os francos em um local seguro e fora do alcance das crianças. Outro ponto importante é ter conhecimento da origem do produto, escolhendo óleos testados e liberado para uso antes de utilizá-lo na família.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias