Como utilizar óleos essenciais para aumentar a produtividade no home office

Aromaterapeuta afirma que a concentração aumenta com o uso dessas substâncias naturais, retiradas diretamente das plantas

atualizado 12/08/2020 11:37

mãos segurando óleo essencialPexels/Reprodução

Nem sempre é possível manter a produtividade e foco durante o trabalho a distância, sobretudo no momento atual, por conta da pandemia do novo coronavírus. O excesso de atividades, barulhos externos e até mesmo a falta de disposição são alguns fatores que reduzem a concentração durante o home office. A aromaterapia é capaz de reverter esse cenário, agindo como um empurrãozinho para melhorar o desempenho profissional.

De acordo com a aromaterapeuta Renata Ferraz, os óleos essenciais não influenciam diretamente na produtividade. Eles atuam, na verdade, no estado emocional das pessoas que os utilizam. Desse modo, óleos energizantes ou revigorantes fazem com que a pessoa tenha mais ânimo de trabalhar, além de elevarem a capacidade de atenção plena. Segundo Renata, os melhores são os cítricos e os feitos de folhas.

“Existem alguns que estimulam a felicidade e, com isso, a produtividade. O alecrim e o limão siciliano, por exemplo, criam um ambiente de mais concentração, porque estimulam a dopamina e melhoram a respiração”, salienta a aromaterapeuta.

Os óleos essenciais podem ser encontrados em e-commerce. Fica o aviso: antes de efetuar a compra, é importante consultar um profissional qualificado. Renata explica que os efeitos das substâncias varia de acordo com a situação do organismo de cada pessoa. O papel do aromaterapeuta é avaliar qual o mais indicado para cada um, além da melhor mistura e diluição dos óleos.

“Tem que observar as reações do corpo, se aquele cheiro está trazendo mal estar ou se a pessoa tem alguma sensibilidade olfativa”, diz.

Os aromas podem ser misturados em água e utilizados em difusores elétricos ou em aromatizadores de ambiente. Os óleos essenciais são extraídos de partes diferentes de plantas, desde a flor e a folha até a raiz, pétala e caule, além das cascas das frutas. A mistura é chamada de sinergia, quando se junta efeitos diferentes em prol do metabolismo de cada pessoa.

0

Confira os óleos essenciais para aumentar a produtividade selecionados por Renata:

  • Alecrim: famoso como o “óleo essencial do estudante”, pode aliviar o cansaço mental e estimular a memória, além de avivar a mente;
  • Limão: indicado para situações de baixa energia, pois eleva o foco e a clareza da mente;
  • Laranja: possui efeito animador e ajuda a manter o foco no que é importante, dispersando os pensamentos confusos;
  • Bergamota: é capaz de dissolver o estresse do usuário e reduzir a pressão arterial e freqüência cardíaca;
  • Hortelã pimenta: atua no aumento da atenção plena e da precisão mental.

Mais lidas
Últimas notícias