Quer manter a rotina de exercícios nas férias? Especialista dá dicas

Personal trainer ensina como garantir que os objetivos conquistados durante o ano não sejam prejudicados durante o período de descanso

atualizado 02/01/2022 18:51

Divulgação

As férias são um dos momentos mais esperados do ano. E é comum deixar os exercícios físicos e a rotina alimentar de lado neste período. No entanto, quem está perseguindo hábitos mais saudáveis pode tentar conciliar o período de descanso com algumas atividades físicas e manter o equilíbrio alimentar para não prejudicar os objetivos já conquistados durante o ano.

Personal trainer e professor da modalidade cycling indoor, Ranyere Colen Aguiar indica treinos pela manhã para quem pretende manter a rotina de atividades físicas durante as férias. “Não deixe para fazer o treino no período da tarde ou da noite, faça sua atividade no período da manhã e, se possível em jejum”, afirma o profissional.

Segundo Ranyere, seguindo essa recomendação, o gasto calórico necessário para manter o peso será alcançado mais facilmente, já que a energia acumulada pela comida e a bebida do dia anterior será queimada com os exercícios. “Evite deixar sua atividade física para o segundo plano, levante da cama e vá”, comenta ele.

Outra recomendação fundamental é incluir frutas, proteína e uma pequena porção de carboidratos em seu café da manhã. Assim, você vai começar o dia com a energia e os nutrientes necessários. O professor também aconselha não ficar muitas horas sem se alimentar para não exagerar na quantidade das próximas refeições e, assim, garantir energia para o treino.

Bebida alcoólica e doces

Para quem gosta de ingerir bebida alcoólica, o personal trainer revela que uma dica básica: hidratação. Beber água combate a desidratação causada normalmente pelo álcool, deixando o corpo equilibrado.

Além disso, a hidratação também diminui o risco de enjoos e dor de cabeça no dia seguinte. Entretanto, a água gaseificada não é recomendada, assim como refrigerantes, pois o gás aumenta a absorção do álcool pelo organismo.

Ranyere recomenda não comer doces próximo ao horário de dormir. “O acúmulo de ingestão de bebida alcoólica e doces pode impactar diretamente ao ganho de gordura corporal e a retenção líquida’, explica.

Exercícios recomendados

O personal trainer Ranyere indica corrida ou caminhada de pelo menos 45 minutos como um ótimo exercício para a rotina de férias.

De acordo com ele, exercícios multi-articulares como agachamento, burpe, desenvolvimento de ombros, remada curvada, polichinelo, corrida estacionária são boas opções também. “O estímulo cardíaco é alto e por isso requer maior gasto calórico”, afirma Ranyere.

A dica de treino do professor é uma sequência de 30 segundos de agachamentos, executando o quanto for possível nesse tempo. Depois, inicie 30 segundos de burpe. A sequência segue com 30 segundos de polichinelo e 30 segundos de corrida estacionária. Hidrate-se bem e descanse entre cada exercício e faça quatro repetições para garantir um melhor resultado.

Mais lidas
Últimas notícias