Happy hour: veja o que fazer para prevenir a ressaca

Alimentar-se antes de começar o ritual da cerveja, intercalar copos de água com o consumo de álcool e comer doce são algumas dicas

Witthaya Prasongsin, Getty ImagesWitthaya Prasongsin, Getty Images

atualizado 26/07/2019 9:38

Fugir da ressaca depois de excessos é quase impossível. Mas, existem dicas que podem amenizar os efeitos ruins no dia seguinte. Assim, é possível beber e não ficar bêbado. Ou, pelo menos, não muito bêbado.

A primeira dica é intercalar bebidas alcoólicas com comidas doces. O consumo do açúcar diminui a absorção do álcool pelo organismo. Por exemplo, um brigadeiro ou um pedaço de bolo, caso esteja em uma festa, ou mesmo as próprias frutas do drink. Uma caipirinha de frutas é melhor do que a cachaça pura, pois traz frutose e glicose, que ajudam a processar o álcool, além de repor o potássio perdido através da urina.

Outra excelente estratégia é não beber de estômago vazio. Por isso, faça uma refeição balanceada antes de começar o ritual da cerveja. É indicado ainda alimentar-se ao longo da noite com petiscos: amendoim, azeitona, queijo ou pistache. Com o intestino “forrado”, o álcool é absorvido mais devagar e não afeta tanto o fígado.

A hidratação é essencial antes, durante e especialmente depois da noitada. A água combate a desidratação causada pelo álcool, deixando o corpo equilibrado. Também diminui o risco de enjoos e dor de cabeça no dia seguinte. No entanto, a água gaseificada não é recomendada, assim como refrigerantes, pois o gás aumenta a absorção do álcool pelo organismo.

Por fim, comprimidos específicos, a exemplo do Engov, ajudam a retardar a forma como o álcool chega na corrente sanguínea e protege o fígado.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias