metropoles.com

Psicóloga ensina 4 estratégias fundamentais para controlar o estresse

O estado emocional está relacionado a vários problemas de saúde. Aprender a gerenciá-lo é uma maneira de cuidar da saúde física e mental

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: PhotoAlto/Frederic Cirou/Getty Images
Respiração
1 de 1 Respiração - Foto: Foto: PhotoAlto/Frederic Cirou/Getty Images

O gerenciamento do estresse é um tema cada vez mais recorrente, pois esse estado emocional está relacionado a diversos problemas de saúde, como, por exemplo, obesidade, alterações no sistema imunológico e prejuízos na qualidade do sono.

O estresse é a resposta do corpo a situações de medo e ameaça e provoca uma maior produção dos hormônios cortisol e adrenalina. Em situações estressantes, a pressão arterial sobe, a respiração se torna mais intensa e a frequência cardíaca aumenta.

A psicóloga Karla Sindeaux, do Instituto Meraki, destaca que o estresse é diferente da ansiedade. Enquanto o estresse se relaciona a um fato real – como a sobrecarga de trabalho, por exemplo -, a ansiedade persiste ao longo do tempo, estando mais no campo emocional do que no real.

“O estresse tem como foco de preocupação as situações atuais, gerando uma forte sensação de incapacidade para lidar com um desafio do momento presente. Já na ansiedade, as situações negativas são antecipadas, provocando medo em relação a algo que não aconteceu, isso traz insegurança e paralisação”, explica Karla.

Não dá para excluir o estresse da vida. Ele é provocado por fatores que não podem ser controlados, como um prazo apertado, um desentendimento com alguém próximo ou um problema doméstico inesperado, mas é possível lidar com ele de maneira mais equilibrada.

Veja as dicas da psicóloga para gerenciar o estresse:

1. Respire

“Durante uma crise de estresse ou de ansiedade, encontre um lugar tranquilo para respirar profundamente e estabelecer um diálogo interno de auto aceitação, auto- controle e positividade”, sugere Karla Sindeaux.

2. Procure se conhecer

O autoconhecimento é importante para antecipar os momentos de sobrecarga emocional e controlar a tensão. Conhecer a si mesmo permite que as pessoas reconheçam seus limites, os aceitem e comuniquem aos demais de maneira segura e eficaz.

0

3. Mantenha hábitos de vida saudáveis

“Hábitos de vida saudáveis são a melhor forma de prevenir o estresse, então evite compromissos desnecessários, desacelere, organize seu tempo com equilíbrio priorizando alimentação saudável, qualidade de sono, atividade física e um ambiente de trabalho respeitoso e empático”, ensina Karla.

4. Descubra o que lhe relaxa

“Faça atividades que lhe tragam prazer e relaxamento, encontre seus amigos e conviva com quem você ama”, sugere a especialista. Segundo ela, parte do equilíbrio para enfrentar momentos de dificuldade vem de um cotidiano leve e prazeroso.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?