Oxford promete entregar resultados de vacina contra Covid-19 ainda este ano

Líder da pesquisa que desenvolve imunização afirmou ao parlamento inglês que dados sobre eficácia da fase 3 serão conhecidos até dezembro

atualizado 04/11/2020 14:56

Vacina do coronavírus testada em São PauloGetty Images

O cientista Andrew Pollard, da Universidade de Oxford, afirmou, nesta quarta-feira (4/11), que os resultados dos estudos de fase 3 da fórmula contra Covid-19 desenvolvida pela universidade em parceria com a farmacêutica AstraZeneca serão entregues ainda em 2021.

Pollard lidera a pesquisa para o desenvolvimento da vacina e faz a afirmação ao Parlamento inglês. Ele, entretanto, evitou cravar que o imunizante estará pronto para ser aplicado antes do Natal. “Há uma pequena chance de isso ser possível, mas simplesmente não sei”, afirmou, de acordo com informações divulgadas pela Agência Reuters.

A vacina contra Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford é considerada como uma das mais promissoras do mundo, está na última fase de testes. Os ensaios clínicos do imunizante contam, inclusive, com voluntários brasileiros. Pollard é o atual líder do time de cientistas que desenvolve a vacina.

Na fase 3 de estudos, o imunizante é aplicado em milhares de pessoas para que tenha sua eficácia avaliada perante a situação real, que seria o contato com o vírus Sars-CoV-2. Após os resultados da fase 3, se confirmado que as pessoas imunizadas desenvolveram anticorpos contra o vírus e foram capazes de evitar a doença, a vacina é registrada e pode, finalmente, ser aplicada na população.

0

Últimas notícias