Reino Unido acredita em vacina contra a Covid-19 disponível antes do Natal

Chefe da força-tarefa de imunização do país diz que apenas algumas pessoas seriam vacinadas, e é mais "realista" esperar o início de 2021

atualizado 28/10/2020 13:35

vacinasKarl Tapales/Getty Images

Segundo a chefe da força-tarefa de vacinas do Reino Unido, uma dos produtos contra a Covid-19 em testes pode estar pronto e ser disponibilizada para algumas pessoas antes do Natal de 2020. Em entrevista à BBC, Kate Bingham explica que a possibilidade existe, mas um cenário mais “realista” é no início de 2021.

A especialista explica que as imunizações podem se mostrar seguras e eficazes ainda em 2020, mas que uma vacina perfeita pode não existir. E que as versões iniciais que forem aprovadas talvez não funcionem para todas as pessoas.

“Não sabemos se um dia chegaremos a ter uma vacina. É importante se resguardar da complacência e do excesso de otimismo. A primeira geração de vacinas provavelmente será imperfeita, e deveríamos estar preparados para elas não prevenirem infecções, e sim reduzir sintomas e, mesmo assim, podem não funcionar para todos ou por muito tempo”, escreveu Bingham em um artigo publicado na revista científica The Lancet.

A chefe da força-tarefa alerta ainda que, mesmo com uma imunização aprovada, o mundo não tem capacidade produtiva para fabricar as bilhões de vacinas necessárias para distribuição geral.

0

Últimas notícias