metropoles.com

Anvisa inicia 1ª análise para registro de vacina contra Covid-19 no Brasil

Documentação das fases 1 e 2 do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford já está sendo avaliada pela agência reguladora

atualizado

Compartilhar notícia

Sarayut Thaneerat/Getty
imagem de mulher segurando uma vacina
1 de 1 imagem de mulher segurando uma vacina - Foto: Sarayut Thaneerat/Getty

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (1º/10) que vai começar a análise do primeiro pedido de registro de uma vacina contra Covid-19 no Brasil.

Trata-se da imunização que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a empresa farmacêutica AstraZeneca.

O pedido de análise à Anvisa é o primeiro passo para que a vacina seja registrada e sua aplicação autorizada no país. Nesta etapa, estão sendo verificados os resultados das fases 1 e 2 de estudos sobre o medicamento.

A imunização, entretanto, só poderá ser registrada após a conclusão da fase 3, que é caracterizada por ensaios clínicos com grupos grandes de voluntários. Essa etapa do desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca ainda está em andamento e é feita em vários países, inclusive no Brasil.

Na terça-feira (29/9), a Anvisa reduziu a exigência da documentação inicial e simplificou o processo para análise dos imunizantes contra o novo coronavírus. Entre as alterações feitas, está a possibilidade de verificar a documentação inicial ainda antes do final dos ensaios clínicos.

A vacina da Oxford/AstraZeneca é considerada uma das mais adiantadas do mundo, e o governo brasileiro já tem acordo fechado de transferência de tecnologia para que ela seja produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?