metropoles.com

O que fazer se tiver sintomas de Covid-19 após festas de Natal e Ano-Novo?

Aos primeiros sinais da infecção, o ideal é procurar os serviços de saúde. Tosse seca, falta de ar e perda de olfato estão entre os sintomas

atualizado

Compartilhar notícia

ADA YOKOTA/GETTY IMAGES
pessoas covid coronavírus máscara
1 de 1 pessoas covid coronavírus máscara - Foto: ADA YOKOTA/GETTY IMAGES

Depois de ir a uma celebração de Natal ou Ano-Novo com um grupo pequeno, ou a uma festa com aglomeração, é possível o surgimento de sintomas da Covid-19 nos dias seguintes. Neste caso, a orientação dos especialistas é se isolar, buscar um serviço de saúde, realizar o exame e seguir as prescrições médicas.

No começo da pandemia, a recomendação das autoridades era se isolar e não buscar os serviços de saúde de imediato. Mas, segundo Zarifa Khoury, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, agora sabe-se que o ideal é buscar o serviço de saúde no início da infecção. Ela destaca que não há remédios cientificamente comprovados, mas diz que os pacientes devem ter acompanhamento e receber medicação para ajudar o organismo na reação. “Cada pessoa, a partir de seus sintomas, recebe uma prescrição individualizada”, afirma.

Os sinais iniciais da Covid-19 frequentemente incluem:

  • Tosse seca e persistente;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor muscular generalizada;
  • Dor de cabeça;
  • Garganta inflamada;
  • Coriza ou nariz entupido;
  • Alterações do trânsito intestinal, principalmente diarreia;
  • Perda de gosto e olfato.

Além de procurar uma unidade de saúde e realizar os exames para confirmar a doença, é essencial avisar às pessoas com as quais teve contato nas confraternizações. “Havendo sintomas, enquanto não tem resultado do exame, deve permanecer em isolamento e avisar a todos com quem teve contato nos últimos 5 dias sobre a suspeita de Covid-19. Tendo confirmação, estas pessoas também devem permanecer em isolamento por 14 dias”, orienta Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp.

Segundo a especialista, todos que têm coronavírus devem fazer controle da oximetria, para a analisar a saturação de oxigênio.

Exames
Raquel alerta ainda sobre os riscos dos exames. “Nenhum teste dá segurança para frequentar festas e confraternizações, nenhum dá garantia que não estamos transmitindo o coronavírus. Por dois motivos: o exame tem 30% de falso negativo, no caso do RT-PCR. Já os exames que pesquisam antígeno para os que não apresentam sintoma, este número é ainda maior”, diz a infectologista.

“O outro motivo é que, mesmo que tenha feito o exame recentemente, há uma janela para que o vírus se manifeste, também podendo dar falso negativo e ser um vetor de contaminação”, continua.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?