metropoles.com

Estive com uma pessoa que testou positivo para Covid-19. O que devo fazer?

Médico responde dúvidas sobre o risco de contágio e o ciclo do vírus no organismo humano

atualizado

Compartilhar notícia

Moisés Amaral/Arte Metrópoles
risco-contaminação-covid-abre
1 de 1 risco-contaminação-covid-abre - Foto: Moisés Amaral/Arte Metrópoles

A flexibilização das medidas de distanciamento social tem levado muitas pessoas – seja por vontade ou obrigação – a se exporem a situações nas quais pode acontecer o contágio pelo coronavírus. Após encontros assim, quando alguém testa positivo, é comum que surjam dúvidas nos outros como “estou infectado também?”, “devo fazer um teste?” ou “preciso ficar em quarentena?”.

O diretor científico da Sociedade de Infectologia do DF e infectologista do Laboratório Exame, David Urbaez, cita três fatores que aumentam significativamente o risco de transmissão: o tempo em que durou o encontro, a distância entre as pessoas e o uso ou não de máscara. “Encontros a partir de 15 minutos, a menos de dois metros de distância e sem o uso de máscaras aumentam bastante as probabilidade de contágio”, detalha.

O especialista destaca que, principalmente, entre as pessoas mais jovens, comportamentos que permitem a transmissão tem sido verificados em áreas públicas do Distrito Federal como o Parque da Cidade, o Eixão e o Eixo Monumental. “Mesmo em ambientes ao ar livre o distanciamento precisa ser mantido e a máscara, usada”, aconselha.

Veja algumas dúvidas respondidas pelo infectologista a pedido do Metrópoles.

Preciso entrar em quarentena após uma pessoa que encontrei testar positivo para Covid-19?
Sim. Quando uma pessoa saudável entra em contato com outra com Covid-19, é recomendado manter isolamento por 14 dias, tempo médio do ciclo do vírus no organismo humano.

“É fundamental que a pessoa fique isolada, se ela foi um contactante por mais de 15 minutos, sem nenhuma barreira. Ela precisa até ficar mais tempo isolada do que a pessoa que já está com a doença confirmada”, afirma o médico.

Ele esclarece que pacientes com o diagnóstico em mãos devem permanecer por dez dias em isolamento, enquanto as pessoas que estiveram com quem teve o caso confirmado devem ficar isolados por 14 dias a partir do contato.

Como é o ciclo de vida do vírus?
O tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas da doença é chamado de período de incubação e varia entre cinco e 14 dias.

A pessoa infectada pode transmitir o coronavírus até dois dias antes de sentir os primeiros sintomas, por isso, a indicação de que, se houver a possibilidade de ser um infectante, que a quarentena seja iniciada imediatamente após a comunicação do caso confirmado.

Preciso fazer o teste de detecção do vírus ativo (RT-PCR) ao saber que uma pessoa com que tive contato é um caso confirmado?
Não. O isolamento é a principal recomendação para situações assim. “O teste positivo da pessoa com quem se teve contato já representa o diagnóstico de que o outro pode ser um contactante. Independentemente de ter testes ou não, a prioridade é evitar a transmissão”, diz o infectologista.

Não fui liberado do trabalho ou preciso sair de casa. Quando é o momento ideal para fazer o teste?
O teste do tipo RT-PCR deve ser feito após o 5º dia de contato com o paciente que testou positivo para a Covid-19. “Se o encontro aconteceu na segunda-feira, a contagem deve começar neste dia para a realização do exame”, detalha.

Estou com Covid-19. Quem deve ser comunicado?
Todas as pessoas com quem a pessoa teve contato nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas ou do diagnóstico devem ser comunicadas e orientadas para entrar em isolamento imediato.

Estou liberado ao final dos 14 dias de quarentena?
A pessoa deve ficar atenta aos sintomas. Habitualmente, as pessoas com quadro leve começam a se sentir bem entre o 5º e o 7º dia, mas se os sintomas persistirem, o indicado é permanecer em isolamento até se sentir bem e contar mais três dias a partir de então.

 

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações