Estive com uma pessoa que testou positivo para Covid-19. O que devo fazer?

Médico responde dúvidas sobre o risco de contágio e o ciclo do vírus no organismo humano

atualizado 10/12/2020 11:09

Moisés Amaral/Arte Metrópoles

A flexibilização das medidas de distanciamento social tem levado muitas pessoas – seja por vontade ou obrigação – a se exporem a situações nas quais pode acontecer o contágio pelo coronavírus. Após encontros assim, quando alguém testa positivo, é comum que surjam dúvidas nos outros como “estou infectado também?”, “devo fazer um teste?” ou “preciso ficar em quarentena?”.

O diretor científico da Sociedade de Infectologia do DF e infectologista do Laboratório Exame, David Urbaez, cita três fatores que aumentam significativamente o risco de transmissão: o tempo em que durou o encontro, a distância entre as pessoas e o uso ou não de máscara. “Encontros a partir de 15 minutos, a menos de dois metros de distância e sem o uso de máscaras aumentam bastante as probabilidade de contágio”, detalha.

O especialista destaca que, principalmente, entre as pessoas mais jovens, comportamentos que permitem a transmissão tem sido verificados em áreas públicas do Distrito Federal como o Parque da Cidade, o Eixão e o Eixo Monumental. “Mesmo em ambientes ao ar livre o distanciamento precisa ser mantido e a máscara, usada”, aconselha.

Veja algumas dúvidas respondidas pelo infectologista a pedido do Metrópoles.

Preciso entrar em quarentena após uma pessoa que encontrei testar positivo para Covid-19?
Sim. Quando uma pessoa saudável entra em contato com outra com Covid-19, é recomendado manter isolamento por 14 dias, tempo médio do ciclo do vírus no organismo humano.

“É fundamental que a pessoa fique isolada, se ela foi um contactante por mais de 15 minutos, sem nenhuma barreira. Ela precisa até ficar mais tempo isolada do que a pessoa que já está com a doença confirmada”, afirma o médico.

Ele esclarece que pacientes com o diagnóstico em mãos devem permanecer por dez dias em isolamento, enquanto as pessoas que estiveram com quem teve o caso confirmado devem ficar isolados por 14 dias a partir do contato.

Como é o ciclo de vida do vírus?
O tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas da doença é chamado de período de incubação e varia entre cinco e 14 dias.

A pessoa infectada pode transmitir o coronavírus até dois dias antes de sentir os primeiros sintomas, por isso, a indicação de que, se houver a possibilidade de ser um infectante, que a quarentena seja iniciada imediatamente após a comunicação do caso confirmado.

Preciso fazer o teste de detecção do vírus ativo (RT-PCR) ao saber que uma pessoa com que tive contato é um caso confirmado?
Não. O isolamento é a principal recomendação para situações assim. “O teste positivo da pessoa com quem se teve contato já representa o diagnóstico de que o outro pode ser um contactante. Independentemente de ter testes ou não, a prioridade é evitar a transmissão”, diz o infectologista.

Não fui liberado do trabalho ou preciso sair de casa. Quando é o momento ideal para fazer o teste?
O teste do tipo RT-PCR deve ser feito após o 5º dia de contato com o paciente que testou positivo para a Covid-19. “Se o encontro aconteceu na segunda-feira, a contagem deve começar neste dia para a realização do exame”, detalha.

Estou com Covid-19. Quem deve ser comunicado?
Todas as pessoas com quem a pessoa teve contato nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas ou do diagnóstico devem ser comunicadas e orientadas para entrar em isolamento imediato.

Estou liberado ao final dos 14 dias de quarentena?
A pessoa deve ficar atenta aos sintomas. Habitualmente, as pessoas com quadro leve começam a se sentir bem entre o 5º e o 7º dia, mas se os sintomas persistirem, o indicado é permanecer em isolamento até se sentir bem e contar mais três dias a partir de então.

 

0

 

 

Últimas notícias