Nutricionista indica quatro chás para fortalecer a imunidade

Alimentação pobre em vitaminas e minerais e estresse podem contribuir para problemas no sistema imunológico

atualizado 12/05/2022 16:04

chásUnsplash

As baixas temperaturas intensificam a sensação de frio, aumentando o risco de gripes e resfriados. Alguns fatores como baixa imunidade podem contribuir para que o organismo fique mais propenso a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, fazendo com que a pessoa adoeça com mais frequência.

Professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, a nutricionista Márcia Xavier explica que alguns sinais do corpo indicam que a imunidade está baixa. Cansaço excessivo, gripes recorrentes, herpes labial, estomatite e amigdalite, por exemplo, são sinais de alerta. Queda de cabelo e unhas fracas também podem indicar que o sistema de defesa não está bem.

Para aumentar a imunidade, a nutricionista sugere atenção especial à alimentação. “Alimentos ricos em vitaminas e minerais, principalmente em vitaminas C e do complexo B, são a melhor maneira de prevenir a baixa da imunidade”, afirma.

Frutas como laranja, kiwi, goiaba, caju, abacaxi, morango e mamão são ricas em vitamina C. As vitaminas do complexo B, por sua vez, podem ser encontradas em carnes, ovos, leite e derivados. Cereais, grãos e alguns vegetais – como as folhas verdes escuras -, também são ricos nestes nutrientes.

A seguir, a professora de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo, dá dicas de chás que fortalecem o sistema imunológico:

1. Gengibre

Tem como principal função melhorar o sistema imunológico por possuir um excelente antioxidante, que inibe a ação de radicais livres. Também é rico em vitamina C e B6.

2. Alho

O alho tem propriedades funcionais importantíssimas. É rico em vitamina C e possui antioxidantes que defendem o organismo contra vírus e bactérias.

3. Erva doce

Contém grande quantidade de vitamina C e de ferro. Ambos são nutrientes excelentes para uma boa manutenção da saúde.

4. Chá de Guaco

Pouco utilizado, porém tem ação importante sobre a imunidade, pois é antioxidante e anti-inflamatório, com atuação das vitaminas C e B.

Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:

0

 

 

Mais lidas
Últimas notícias