Musa fitness avisa tiktokers: “Vão ter coluna de idoso aos 30 anos”

Após se deparar com vídeos de pessoas se exercitando com posturas erradas, personal trainer Angel Rivelles resolveu falar sobre assunto

atualizado 11/11/2021 20:54

Angel RivellesAngel Rivelles/ Imagem cedida ao Metrópoles

Os vídeos de exercícios físicos estão bombando nas redes sociais. Todos os dias, milhares de usuários do Instagram e do TikTok compartilham registros de suas séries na academia. Ao assistir estes vídeos, a personal trainer e modelo brasileira Angel Rivelles, 36 anos, percebeu que a maioria das pessoas está se exercitando com a postura errada, um risco para a saúde.

“Desse jeito, as pessoas vão acabar tendo a coluna de um idoso de 70 anos com apenas 30”, afirma a moça que nora em Londres. “Muitas vezes, durante o exercício, vejo as pessoas aos poucos se curvando. Acho que isso acontece por causa da nossa má postura no dia a dia, mas não há espaço para esse tipo de erros durante o exercício”, afirma.

0

Na avaliação da personal, o agachamento – tanto livre quanto com a barra – é o exercício que mais induz ao erro. “As pessoas têm mania de jogar o bumbum pra trás, sobrecarregando a curvatura”, explica.

Sentir dor na lombar e no trapézio são alguns dos primeiros sinais de postura errada. A prática incorreta de atividades físicas também pode resultar em dor de cabeça, sensação de queimação, indisposição e fadiga.

Problemas na colunas

A prática repetida de exercícios físicos com a postura incorreta pode levar a quadros de hipercifose – arredondamento das costas voltado para a frente, conhecida como corcunda; escoliose – uma pequena curvatura lateral na lombar e no tronco; e hiperlordose – curvatura na região lombar, logo acima das nádegas.

“As pessoas não entendem que uma boa postura não é só uma questão de estética, e sim de saúde. Se você não tomar cuidado agora, enquanto é jovem e tem consciência, lá na frente será um idoso debilitado, com a coluna fraca”, afirma a personal.

Rivelles foi diagnosticada recentemente com cinco graus de escoliose. O problema é um reflexo da má postura que teve por anos, antes de se dedicar à prática esportiva.

“A principal dica para melhorar a postura é sorrir com os ombros, abrindo o peito e levando os ombros para trás para que a coluna fique bem alinhada”, afirma Angel.

Confira outras 6 dicas da personal para manter a postura:
  • Mantenha os ombros alinhados com o quadril, com a postura bem reta;
  • Mantenha o core ativado durante as repetições dos exercícios. Quando isso ocorre, automaticamente a postura se alinha;
  • Tenha consciência corporal;
  • Levante os ombros e abra o peito;
  • Faça alongamentos matinais para preparar o corpo para o dia. Espreguiçar-se por cinco minutos é o suficiente para ativar os músculos e articulações que passaram a noite parados;
  • Movimente-se durante o dia. Faça pausas a cada uma hora para levantar da cadeira, dar uma volta e se espreguiçar.

“A dica básica é se manter com uma postura reta e evitar curvas as costas, a menos que seja necessário para o exercício”, completa Angel.

Mais lidas
Últimas notícias