Monodieta cósmica, o cardápio detox que melhora a dentição e emagrece

O protocolo dessa dieta dura sete dias, quatro deles sem proteína animal, café e frituras

atualizado 22/04/2019 7:58

Vasyl Dolmatov, Istock

A Monodieta Cósmica usa a dentição como uma poderosa aliada no processo de emagrecimento. De acordo com a técnica, as pessoas devem mastigar todos os alimentos, incluindo os pastosos e líquidos. O protocolo inclui, ainda, sete dias de refeições específicas com objetivo de desintoxicar o organismo.

Criada pelo cirurgião dentista Rogério Pavan, a dieta se baseia no consumo de um tipo de alimento por dia, por isso o nome. Já a parte cósmica da técnica se baseia no ciclo de vida da comida. Para o cientista, a mastigação é essencial no processo correto de digestão, influenciando até a perda de peso. “É muito importante, inclusive, mastigar os líquidos, pois estimula a enzima da saliva”, explica. 

Morder a comida é a primeira etapa da digestão, esse processo transforma os alimentos em pedaços menores e, com a produção de saliva, os prepara para serem digeridos no estômago. Segundo o cirurgião dentista, a mastigação traz benefícios para a musculatura da mandíbula e previne distúrbios na arcada dentária.

O cardápio da Monodieta inclui verduras, legumes, frutas e grãos nos quatro primeiros dias. Café só é permitido no quarto dia, logo de manhã. A partir do quinto, a pessoa pode comer peixes e oleaginosas. Carne branca e vermelha só devem ser consumidas no penúltimo. O último é de jejum para descansar o organismo. “Vale ressaltar que essa dieta deve ser feita esporadicamente, uma vez a cada dois meses”, finaliza o especialista.

Últimas notícias