metropoles.com

Japão lança concurso para incentivar consumo de bebidas alcoólicas

Jovens do país diminuíram a ingestão de álcool nos últimos anos. Governo busca medidas para aumentar a venda do produto

atualizado

Compartilhar notícia

Taiyou Nomachi/GettyImages
brinde com copos de cerveja
1 de 1 brinde com copos de cerveja - Foto: Taiyou Nomachi/GettyImages

A Agência Nacional de Impostos, órgão estatal do Japão, lançou um concurso para selecionar propostas que incentivem pessoas de 20 a 39 anos a aumentarem o consumo de bebidas alcoólicas.

A medida tenta encontrar soluções para cobrir o rombo econômico provocado pela queda do consumo de bebidas no país – fenômeno que vem sendo atribuído a hábitos mais saudáveis adquiridos na pandemia de Covid-19.

Segundo informações da imprensa japonesa, o consumo anual de álcool no Japão baixou de 100 litros por pessoa, em 1995, para 75 litros, em 2020. O consumo de cerveja foi o que mais diminui, com uma redução de 20%.

A preocupação do governo japonês está relacionada à arrecadação dos impostos sobre as bebidas. Em 1980, os produtos representavam 5% da receita tributária do país; em 2020, no entanto, a fatia caiu para 1,7%, a menor em 31 anos.

Viva Saquê!

O concurso foi lançado no dia 1°/7 e foi batizado de Viva Saquê!, em homenagem à bebida tradicional do país, produzida a partir da fermentação do arroz. As inscrições vão até o dia 9/8 e os participantes devem ser pessoas entre 20 e 39 anos. Elas devem apresentar ideias para promover o consumo de álcool socialmente e no ambiente doméstico, bem como extenderem a proposta de vendas ao metaverso, na internet. No entanto, as autoridades de saúde destacam que a iniciativa pretende incentivar apenas o consumo moderado de bebidas.

A competição vai ser transmitida ao vivo, pela internet, e o resultado será divulgado em novembro, em Tóquio. A implementação das campanhas finalistas será patrocinada pelo governo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?