metropoles.com

Frio aumenta risco de lesões em atividades físicas; veja como prevenir

Treinar no clima frio pode ser perigoso por conta do enrijecimento muscular. Realizar aquecimento frequentemente diminui risco de lesões

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash
Quantas séries de exercícios são ideais para ganho de massa muscular?
1 de 1 Quantas séries de exercícios são ideais para ganho de massa muscular? - Foto: Unsplash

Praticar atividade física pode ser ainda mais desafiador durante o clima frio. Isso porque, com as temperaturas baixas, o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido, e a musculatura tende a ficar enrijecida. Por isso, realizar o aquecimento antes do treinos no inverno é imprescindível para evitar lesões.

O aquecimento diminui as chances de lesões

A coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, a professora Audrei Fortunato Miquelote, explica que os problemas mais comuns deste período do ano são lesões como distensões e estiramentos dos músculos, principalmente nos membros inferiores.

 “No outono e no inverno, aquecer o corpo torna-se ainda mais importante, já que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para a amplitude ideal dos movimentos quando estamos em temperaturas baixas”, orienta a educadora.

De acordo com Audrei, a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue e prepara a musculatura para atividades intensas, diminuindo as chances de lesões.

“Para saber o momento ideal para iniciar os exercícios, basta observar se a respiração e os batimentos do coração. Se estiverem mais altos quando comparados ao período de repouso, então podemos começar”, explica a docente. “A preparação deve ser gradativa, para não exigir muito do corpo frio e evitar as chances de lesões e afastamentos”, continua.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações