Frio? Aprenda 3 versões saudáveis de chocolate quente para se aquecer

Nutricionista propõe substituições simples na receita tradicional para aproveitar a bebida sem contar calorias

atualizado 22/06/2022 16:44

istock

Com a chegada do inverno e o frio clássico da estação, tomar uma xícara de chocolate quente é uma ótima pedida para se aquecer. Porém, a bebida tradicional leva ingredientes calóricos e pode ter muita gordura, o que não faz bem à saúde e ainda atrapalha os planos de quem está tentando emagrecer. Porém, mudanças simples na receita podem tornar o preparo mais leve, saudável e viável para as pessoas intolerantes à lactose, por exemplo.

A nutricionista Paulina Nunes Heringer, de Brasília, sugere três receitas saudáveis com substituições espertas para diminuir a quantidade de calorias e, de quebra, ainda acelerar o metabolismo. Já pensou em adicionar chocolate meio amargo, ou optar pelo leite de coco na hora de preparar a sua bebida? Confira as sugestões de Paulina:

Chocolate quente com raspas de chocolate 70%

O chocolate amargo proporciona a sensação de bem-estar, ajuda a controlar a pressão e estabiliza o colesterol e a glicose. Ele é fonte de magnésio, cobre, ferro, manganês, potássio, zinco e selênio, além de ter propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina.

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite desnatado;
  • 90 g de chocolate 70% picado;
  • 1 colher de sopa de açúcar demerara (opcional);
  • ½ caixa de creme de leite light.

Modo de preparo:
Coloque o leite, o chocolate picado e o açúcar demerara em uma panela e leve ao fogo em temperatura baixa. Mexa constantemente até que o chocolate derreta completamente.

Acrescente o creme de leite e mexa mais um pouco, até atingir uma consistência cremosa.

Chocolate quente com canela

A canela tem boa quantidade de cinamaldeído, um composto que promove o aumento do metabolismo e melhora a concentração. “Ela também ajuda a melhorar a disposição física e mental, além de estimular a queima de gordura corporal, facilitando o emagrecimento”, afirma a nutricionista.

Paulina explica que o consumo regular do cacau oferece vários benefícios à saúde, desde melhorar o humor e a circulação sanguínea, até regular os níveis de açúcar no sangue e proteger a saúde do coração, graças às ações antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ingredientes:

  • 300 ml de leite semidesnatado;
  • 1 colher de sopa de cacau 100% em pó;
  • 1 colher de sopa de xilitol ou açúcar demerara;
  • 1 colher de chá de amido de milho diluído em um pouco de leite;
  • 1 canela em pau.

Modo de Preparo:
Em uma panela, coloque o leite, o cacau, o xilitol ou o açúcar, o amido de milho diluído em um pouco de leite e a canela. Aqueça a mistura em em fogo baixo até atingir uma consistência cremosa.

0

Chocolate quente com leite de coco

O leite de coco tem baixo índice de carboidratos e é uma ótima fonte de gordura boa. É normalmente indicado para pessoas que querem emagrecer ou mulheres com diabetes gestacional que precisam controlar o consumo de carboidratos.

Ingredientes:

  • 300 ml de leite de coco;
  • 1 colher de sopa rasa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de açúcar demerara;
  • ½ colher de sopa de extrato de baunilha.

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite de coco, o cacau, o açúcar e o extrato de baunilha. Misture tudo em fogo baixo até que os ingredientes se dissolvam e vire uma bebida homogênea. No final, adicione canela a gosto e mexa mais um pouco para uniformizar o sabor.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias