Leites vegetais: conheça benefícios e aprenda a prepará-los em casa

As bebidas são ideais para quem busca por opções saudáveis, nutritivas e sem aditivos químicos

atualizado 16/06/2021 21:51

Roxiller/istock

Os leites vegetais já são populares entre os veganos e pessoas com intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite animal, mas também merecem a atenção de pessoas sem restrições alimentares, pois são ótimas fontes de fibras e minerais.

Também conhecidas como bebidas vegetais, os leites podem ser feitas com coco, aveia, castanha, arroz, inhame, semente de girassol e amendoim. Características como sabor, propriedades nutricionais, e o custo do litro costumam ser usadas para definir como as bebidas serão consumidas.

A nutricionista Flávia Mantovani conta que as bebidas vegetais são bem digeridas pelo organismo. Por isso, elas são indicadas para pessoas alérgicas, que têm algum problema gastrointestinal ou de produção de gases.

Também são recomendadas para aquelas que têm problemas respiratórios – como rinite e sinusite –, candidíase e acne. “Quando a gente tira os laticínios, as pessoas que têm acne problema de pele relatam melhora”, conta Flávia.

Dependendo do ingrediente escolhido, a bebida pode ser fonte de carboidratos, proteínas e gorduras boas, além de possuir vitaminas do complexo B, vitaminas C, A, K, fibras e minerais, como potássio, zinco, cobre, ferro, magnésio e cálcio.

“Em geral, combinam bem em vitaminas de frutas, como ingredientes de receitas salgadas e de bolos e cookies”, conta Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento.

Os leites vegetais caseiros são ótimos substitutos para os vendidos no supermercado, que podem conter aditivos químicos e ter o preço mais elevado do que o leite de vaca. Veja as características das principais opções e duas receitas caseiras.

Bebida de coco caseira

Versátil e gostosa, a bebida vegetal de coco é rica em vitaminas A, D e B12, que colaboram no fortalecimento do sistema imunológico e diminuem o risco de anemia. Também tem baixo índice de carboidratos e é uma ótima fonte de gordura boa.

Ela é indicada para pessoas que querem emagrecer ou mulheres com diabetes gestacional e que precisam controlar o consumo de carboidratos.

Mantovani sugere que os pacientes optem sempre pelo leite de coco caseiro. “Nunca indico o de coco industrializado, ele tem muitos aditivos químicos que dão muito trabalho ao organismos”, explica.

Bebida de castanha

Assim como a bebida de coco, o leite de castanha tem menos carboidratos em sua composição. Não é indicado para pessoas que estão tratando o intestino.

Bebida de aveia

É uma bebida de fácil digestão, indicada para pessoas que sofrem com algum desconforto gástrico. É rica em carboidratos e tem um bom custo-benefício quando preparada em casa.

“O gosto não é tão bom mas, quando a gente bate com banana, manga ou mamão, ele fica em segundo plano”, afirma Mantovani.

Aveia

Bebida de arroz

É uma bebida rica em carboidratos, mais rala e menos palatável, mas com um ótimo custo-benefício. Por isso, ela pode ser usada em receitas de vitaminas de frutas ou em bolos, onde o gosto será naturalmente amenizado.

Aprenda duas receitas de leites caseiros usadas pela nutricionista Flávia Mantovani.

Leite de coco caseiro

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado (cerca de 200 g ou um coco pequeno);
1 xícara (chá) de água filtrada.

Modo de preparo:
Bata o coco e a água em um liquidificador por aproximadamente cinco minutos até que a misture se torne um líquido branco. Por ser natural, ele não terá a espessura nem a cor super branca dos leites industrializados.

Use um pano de prato limpo ou uma fralda de pano nova para coar o leite em uma tigela. Esprema bem com as mãos para extrair todo o leite. Ele pode ser armazenado na geladeira por até três dias.

Leite de aveia caseiro

Ingredientes:
2 xícaras de aveia em flocos finos ou grossos;
4 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:
Misture a água e a aveia em uma jarra e deixe por, no mínimo, uma hora. Bata no liquidificador e coe com um coador de voil. O leite de aveia caseiro pode ser guardado por até três dias na geladeira.

Mais lidas
Últimas notícias