São João: 4 receitas fit para se deliciar em casa e sem sair da dieta

Nutricionista Paulina Heringer sugere substituições simples para garantir receitas típicas das festas juninas com poucas calorias

atualizado 14/06/2021 18:43

Festa juninaFoto: TinaFields/Getty Images

Canjica, pé de moleque, paçoca, arroz doce e pamonha. Os meses de junho e julho são aguardados por muitos brasileiros que amam as comemorações de São João e as comidas típicas das festas juninas.

Assim como em 2020, este será mais um ano sem os tradicionais arraiais e quermesses por causa da pandemia de Covid-19. Ainda sim é possível preparar pratos deliciosos para curtir a data em casa com o núcleo familiar. E dá para adaptar os pratos característicos do período para versões mais saudáveis, funcionais e menos calóricas.

“Famoso por suas deliciosas comidas típicas, o São João pode acabar com a dieta de muitas pessoas. Com escolhas saudáveis, é possível aproveitar sem culpa”, sugere Paulina Nunes Heringer, nutricionista clínica e funcional.

Substituições simples, como a troca do açúcar refinado pelo mascavo ou pelo açúcar de coco, garantem os sabores característicos e as lembranças afetivas das festas de São João. A nutricionista escolheu quatro receitas fit com adaptações para os leitores de Metrópoles. Confira!

Canjica funcional

Ingredientes
3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou de coco;
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde;
50 g de coco ralado sem açúcar;
250 g de canjica branca;
200 ml de leite de coco;
400 ml de água;
750 ml de leite vegetal ou leite desnatado;
Canela em pau;
1 pitada de sal marinho.

Modo de Preparo
Deixe a canjica de molho por algumas horas. Despreze a água do preparo e, em seguida, coloque a canjica em uma panela de pressão com o leite vegetal, a água, a biomassa de banana verde e o açúcar mascavo ou de coco. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos.

Quando o conteúdo da panela estiver frio, acrescente o coco ralado, o leite de coco, a canela e a pitada de sal. Mexa tudo e leve novamente ao fogo, desta vez, sem pressão. Assim que a mistura ficar bem cremosa, tire do fogo, coloque em uma travessa ou em potes individuais e polvilhe um pouquinho de canela em cima.

canjica

Bolinho de frutas com fubá

Ingredientes
1 xícara (chá) de castanha-do-Pará triturada;
2 maçãs médias picadas;
2 bananas nanicas bem maduras picadas;
1 xícara (chá) de uva passa branca sem semente;
140g de fubá;
40g de amido de milho;
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo;
1 ovo;
1 xícara (chá) de água;
1/4 de xícara (chá) de óleo de girassol;
Canela a gosto;
1 colher (sopa) de fermento químico.

Modo de Preparo
Misture bem todos os ingredientes em uma vasilha. Distribua a massa em forminhas para muffin ou cupcake e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por, aproximadamente, 25 minutos.

Paçoca light

Ingredientes
4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;
6 colheres (sopa) de amendoim sem casca torrado;
1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada torrada;
4 colheres (sopa) de adoçante culinário;
1 pitada de sal.

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no processador ou no liquidificador até formar uma farofa. Guarde em um pote com tampa. Na hora de servir, coloque a paçoca em canudos de papel coloridos.

Pé de moleque fit

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar de coco ou mascavo;
1/2 xícara (chá) de melaço de cana-de-açúcar ou mel;
1 xícara (chá) de amendoim torrado sem sal e sem casca;
1 xícara (chá) de água;
1 xícara (chá) de noz ou outra oleaginosa;
Óleo de coco para untar.

Modo de preparo
Coloque em uma panela o açúcar, o melaço de cana-de-açúcar e a água e esquente tudo em fogo baixo. Mexa algumas vezes durante 10 minutos até formar uma calda. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e mexa até a mistura engrossar e soltar da panela.

Despeje tudo em uma forma coberta com tapete de silicone ou antiaderente untada com óleo de coco. Espalhe a mistura na forma e aperte bem. Leve à geladeira por 30 minutos. Para servir, corte o pé de moleque em pedaços de acordo com o tamanho que desejar.

 

Últimas notícias