metropoles.com

Fascite plantar: conheça as causas e como eliminar dor forte nos pés

Especialista explica o que é o problema e revela alguns métodos para aliviar a inflamação que ocorre nos membros inferiores

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
maos e pes
1 de 1 maos e pes - Foto: Getty Images

A fascite plantar é uma lesão caracterizada por uma inflamação da planta (ou sola) do pé. O problema costuma estar relacionado ao excesso de movimentos na região e acomete pessoas que têm pés planos, conhecidos como “chatos”, ou que possuem a planta muito alta, como explica o personal trainer Samorai, especialista em movimentos e treinamento da 3Dimensional.

“Os músculos das pernas não podem estar tensionados ou encurtados. Isso faz com que os movimentos de relaxamento e tensão – que caracterizam as pisadas e o caminhar – não sejam realizados de forma natural, forçando o pé a fazer um papel que não é o dele, gerando tensão e, consequentemente, a inflamação”, afirma.

Os sintomas mais comuns são dores fortes perto do calcanhar semelhantes a facadas, que impedem as pessoas de correr. Em casos crônicos, o indivíduo encontra dificuldade até de caminhar. A dor costuma ser mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com a caminhada.

Outro problema que pode levar à inflamação é uma extensão de quadril insuficiente para fazer o movimento completo da caminhada. A situação não ajuda o pé no momento da pisada, o que acaba estressando os tecidos da região. Medidas como manter o corpo equilibrado e harmônico, com todas as funções treinadas, ajudam na prevenção do problema.

Conheça outras causas e como prevenir a fascite plantar no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações