Estudo encontra coronavírus no ar em ruas perto de hospitais

Realizada em Wuhan, na China, a pesquisa foi publicada na revista Nature nesta segunda-feira (27/04)

atualizado 27/04/2020 18:44

hospitais de campanha wuhanStringer/GettyImages

Cientistas da Universidade de Wuhan, na China, detectaram o coronavírus no ar em ambientes abertos e fechados perto de hospitais de tratamento exclusivo para a Covid-19. O estudo foi publicado na revista Nature, nesta segunda (27/04).

As partículas em suspensão foram encontradas nas ruas e nos prédios vizinhos a dois hospitais de tratamento específico de coronavírus. Foram coletadas 40 amostras de 31 lugares. Os pesquisadores ainda não sabem qual é o potencial de infecção dos vírus em suspensão e lembram que o número de amostras é pequeno, mas reafirmam a necessidade do isolamento social, boa ventilação e desinfecção cuidadosa de ambientes.

Dentro dos hospitais, o vírus foi encontrado nas enfermarias e nos banheiros. O local com maior concentração é a sala usada pelos profissionais de saúde para retirar os equipamentos de proteção individual – as quantidades de coronavírus diminuíram depois que foi aumentada a frequência de desinfecção desses lugares.

Já fora do hospital, o coronavírus em suspensão (em concentração menor) foi encontrado nas imediações de prédios residenciais e supermercados que ficam perto do local de atendimento.

Últimas notícias