metropoles.com

Coronavírus: OMS anuncia aliança global para criação de vacina

A agência internacional da ONU tem o apoio de autoridades da Comissão Europeia e de países como França, Alemanha, Espanha e Itália

atualizado

Compartilhar notícia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, nesta sexta-feira (24/04), uma aliança global com a adesão de presidentes de diversos países para acelerar as pesquisas científicas de vacinas, tratamentos e testes de diagnóstico do novo coronavírus.

O plano foi anunciado em uma videoconferência com o diretor-geral do órgão, Tedros Ghebreyesus, que afirmou: “Estamos enfrentando uma ameaça comum que só podemos derrotar com uma abordagem comum”.

Com ele, estavam a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente francês, Emmanuel Macron; o espanhol Pedro Sanchez; a chanceler alemã, Angela Merkel; e o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte. O esforço tem também o apoio de empresários, como o do americano Bill Gates, e representantes do setor farmacêutico.

Segundo Ursula von der Leyen, o objetivo é arrecadar 7,5 bilhões de euros, aproximadamente US$ 8,10 bilhões, para as ações. A reunião não teve a participação de representantes dos Estados Unidos e da China.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu a medida ao afirmar que se trata de um esforço conjunto com o objetivo de produzir uma vacina para as populações de todo o mundo.

“O mundo precisa desenvolver, produzir e garantir uma distribuição equitativa, não de uma vacina ou tratamento para um país ou região ou metade do mundo – mas uma vacina e tratamento acessíveis, seguros, eficazes, fáceis de administrar e universalmente disponíveis – para todos, em qualquer lugar.”(Com informações da EFE e O Globo)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações