Vídeos mostram como coronavírus se espalha em mercado e corrida

Simulações preparadas por pesquisadores da Finlândia e dos Estados Unidos mostram riscos pelos quais as pessoas passam ao sair de casa

atualizado 09/04/2020 17:36

Simulação coronavírus no mercadoUniversidade Aalto, na Finlândia/Reprodução

Um estudo feito pela Universidade Aalto, na Finlândia, sugere que supermercados são ambientes perigosos durante a pandemia do novo coronavírus. A animação preparada pelos pesquisadores mostrou que, ao entrar em um corredor, uma pessoa infectada pode contaminar ao menos outras duas com o vírus.

No momento da tosse, mesmo quando observada a orientação de manter distância de um metro e meio das pessoas, o contaminado libera gotículas com o vírus, que se espalham rapidamente pelo ar, permanecendo por vários minutos suspensas, e podem acabar nas vias respiratórias de quem passa pelo local.

“Os resultados preliminares obtidos destacam a importância das recomendações de que você fique em casa se não estiver bem e mantenha a distância física de outras pessoas”, disse Jussi Sane, chefe do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar.

 

Outro estudo, realizado pela empresa estadunidense de tecnologia de simulação Ansys, faz um alerta às pessoas que “furam” o isolamento social para praticar atividades físicas. A animação mostrou gotículas do vírus se espalhando por mais de um metro e meio atrás de quem corre, caminha, anda ou pedala.

“Se alguém tossir, essas gotículas ficam suspensas no ar e, se você estiver a um metro e oitenta, vai correr direto para elas, e isso não dá tempo suficiente para que elas caim no chão”, explicou o engenheiro da Ansys, Marc Horner, ao jornal DailyMail.

O mais seguro e recomendado pelos pesquisadores até o momento é permanecer ao lado de quem está com você na rua, como mostra o vídeo abaixo. (Com informações do DailyMail)

Últimas notícias