metropoles.com

Estudo descobre células que ajudam coração a se regenerar após infarto

A pesquisa pode contribuir para estudos futuros e o desenvolvimento de melhores tratamentos para problemas cardiovasculares

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Dazeley/ Getty Images
Pessoa segurando um objeto em formato de coração com as mãos. A pessoa usa camiseta rosa -Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando um objeto em formato de coração com as mãos. A pessoa usa camiseta rosa -Metrópoles - Foto: Peter Dazeley/ Getty Images

Pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, conseguiram identificar quais células ajudam o coração humano a se regenerar após um ataque cardíaco. A descoberta, descrita em uma pesquisa publicada este mês na revista científica Journal of Clinical Investigation, pode contribuir para estudos futuros que visem desenvolver melhores tratamentos para problemas cardiovasculares.

O principal ponto do levantamento é o papel dos macrófagos, células conhecidas por destruir bactérias e iniciar respostas inflamatórias favoráveis para o corpo humano.

Segundo os pesquisadores, após um ataque cardíaco, essas células correm para o coração para “comer” o tecido danificado ou morto, em um processo conhecido como eferocitose, necessário para que o coração se recupere completamente.

0

 

“Descobrimos que os macrófagos também induzem o fator de crescimento endotelial vascular C (VEGFC), que desencadeia a formação de novos vasos linfáticos e promove a cura”, disse o patologista e autor do estudo, Edward Thorp.

O desafio dos pesquisadores agora é encontrar uma maneira de provocar os macrófagos a induzir mais VEGFC e acelerar o processo de reparo do coração, ou formas de administrar o fator de crescimento diretamente ao tecido danificado.

A descoberta é importante pois a insuficiência cardíaca após infarto do miocárdio é uma importante causa de morbidade e mortalidade — entender como ela acontece pode evitar mortes e melhorar a qualidade de vida do paciente que se recupera do ataque cardíaco.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações