Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

O que é essencial para cuidar da saúde do coração?

Fazer exercícios físicos é muito importante para ter uma boa saúde cardiovascular

atualizado 09/03/2022 11:21

Treino ao ar livre com homem e duas mulheresGabin Valet/Divulgação

Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Por isso são desenvolvidos muitos tratamentos, desde remédios até intervenções complexas, como o transplantes de coração.

Vamos observar mais de perto o caso de alguém que tenha recebido um transplante cardíaco. Foi feita uma análise para ver o que poderia influenciar nesses aspectos. Para surpresa de muitos, os aspectos mais comuns, como frequência cardíaca, pressão arterial, glicemia e triglicerídeos não tinham associação com uma boa qualidade de vida, seja no aspecto físico, seja no mental. Sabe o que fazia essas pessoas viverem melhor?

Mulher treinando com cordas em academia

A capacidade física! Ter uma boa capacidade física é essencial para que pessoas transplantadas vivam bem, além de ser associado a uma melhor fração de ejeção. Ou seja, além de receber um coração “novo”, é preciso fazer com que todo o resto funcione bem. É preciso fazer com que esse coração possa bombear sangue adequadamente e que os corpo consiga usar o que chega aos órgãos. Faça caminhada, dance, passeie com sua família. Ou seja se movimente.

As intervenções médicas (de remédios a cirurgias) são essenciais para resolver diversos problemas. No entanto, o exercício será essencial para que os resultados das intervenções sejam transferidos para a vida.

 

Mais lidas
Últimas notícias