metropoles.com

Estudo: crianças vegetarianas têm mais chances de estar abaixo do peso

Pesquisadores do Canadá afirmam que os indicadores de crescimento e nutrição são muito semelhantes aos apresentados por crianças carnívoras

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de criança segurando vegetais nas mãos em fundo verde - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de criança segurando vegetais nas mãos em fundo verde - Metrópoles - Foto: Getty Images

As crianças que seguem uma dieta vegetariana têm medidas de crescimento e nutrição semelhantes às que comem proteína de origem animal, mas apresentam duas vezes mais chances de estar abaixo do peso recomendado para a idade, segundo mostra um novo estudo publicado nessa segunda-feira (2/5), na revista científica Pediatrics.

Os pesquisadores do St. Michael’s Hospital of Unity Health Toronto, no Canadá, avaliaram os dados de aproximadamente 9 mil crianças com idade entre seis meses a oito anos, coletados entre 2008 e 2019.

“Os padrões alimentares à base de plantas são reconhecidos como saudáveis devido ao aumento da ingestão de frutas, vegetais, fibras, grãos integrais e redução da gordura saturada; entretanto, poucos estudos avaliaram o impacto das dietas vegetarianas no crescimento infantil e no estado nutricional”, disse o pediatra Jonathon Maguire, principal autor do estudo.

Indicadores como o índice de massa corporal (IMC), altura, ferro, vitamina D e níveis de colesterol foram semelhantes nos dois grupos. No entanto, as crianças vegetarianas apresentaram baixo peso, definido como abaixo do terceiro percentil do IMC.

Este é um indicador de desnutrição e pode ser um sinal de que a qualidade da dieta da criança não atende às necessidades nutricionais delas para garantir seu crescimento saudável. Com isso, os pesquisadores ressaltaram a necessidade de um acompanhamento com profissionais de saúde para monitorar o crescimento e a nutrição dessas crianças.

“A dieta vegetariana foi associada a maiores chances de status de baixo peso, ressaltando a necessidade de um planejamento alimentar cuidadoso para crianças com baixo peso ao considerar dietas vegetarianas”, disse Maguire.

0

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?