Especialista revela 6 principais alimentos que causam mau hálito

Dentista da rede Quest Dental explica quais alimentos devem ser evitados para manter o hálito fresco

atualizado 22/03/2022 21:27

PeopleImages, Getty Images

O mau hálito pode vir da falta de higiene bucal, bem como de algumas condições médicas. Mas, na maioria das vezes, é provocado por alimentos que permanecem na boca causando cheiro ruim.

Em entrevista ao The Sun, a dentista Renata Lainchbury, da rede de clínicas britânicas Quest Dental, revelou as comidas e bebidas que são as mais prováveis causadoras de mau hálito. Saiba o que evitar para não passar constrangimentos:

Café

“Por mais doloroso que seja para os amantes de café ouvir, infelizmente as bebidas com cafeína podem causar mau hálito”, disse Renata.

A dentista explica que isso ocorre porque o café contém compostos sulfúricos e ácidos que podem deixar um cheiro rançoso no hálito por muito tempo.

O café também pode reduzir a produção de saliva, necessária para limpar naturalmente a boca e eliminar bactérias.

“Cortar o café pode parecer uma tarefa assustadora. Então, se você não pode se comprometer, beba bastante água entre as xícaras para manter a boca hidratada”, orienta Renata.

Cebola

A cebola é um dos temperos mais usados na culinária, porém, é uma aliada do mau hálito. “A cebola contém compostos de enxofre, o que significa que cheiros característicos são liberados quando são cortadas ou amassadas”, explicou.

Para evitar o mau hálito, é importante escovar os dentes depois de comer qualquer refeição com cebola.

Laticínios

Queijo, sorvete ou o leite também podem causar hálito ruim. Isso ocorre porque as bactérias presentes na sua língua se alimentam dos aminoácidos do leite e dos queijos.

Assim, o odor que fica na boca após a ingestão desse tipo de alimento pode ser bastante desagradável.

Álcool

Todos nós sentimos o cheiro de álcool no hálito de alguém que bebeu. Porém, ao acordar de ressaca, o gosto e o cheiro da boca ficam ainda piores.

“O álcool pode levar à boca seca e, quando sua boca está consideravelmente seca, pode promover o crescimento de bactérias, o que aumenta as chances de mau hálito”, explicou a dentista.

Para tentar reduzir o impacto do álcool no hálito, a dica é tomar água entre as bebidas alcoólicas.

Alho

A maioria das pessoas conhece o cheiro característico do ingrediente. O alho tem um odor forte e, uma vez mastigado, seus efeitos podem durar por dias.

“O alho é da mesma família alimentar que a cebola: também contém compostos de enxofre que lhe dão aquele sabor forte. Uma vez ingerido pode permanecer na boca e entre os dentes”, disse Renata.

Mais lidas
Últimas notícias