Entenda por que a sensação de inchaço é comum nas segundas-feiras

Os excessos na alimentação, frequentes no fim de semana, têm consequências. Confira alimentos que podem ajudá-lo a lidar com o problema

EyeEM, Getty ImagesEyeEM, Getty Images

atualizado 24/06/2019 8:11

O inchaço costuma ser um sinal de que algo não anda bem com o corpo. Reclamação típica das segundas-feiras, ele é consequência direta dos excessos na alimentação cometidos durante os fins de semana. O consumo exagerado de carboidratos refinados, produtos industrializados e bebidas alcoólicas causa retenção de líquidos.

Para entender o que provocou o inchaço, faça uma revisão de tudo que comeu. Quanto mais refinado for o carboidrato, como pães, massas, risotos, bolos e produtos com açúcar, maior a chance de elevar a glicemia no corpo e provocar picos de insulina. O hormônio age diretamente nos rins absorvendo mais água e mais sódio.

Outro fator que provoca o desequilíbrio do organismo é o excesso de toxinas, provenientes especialmente da alimentação industrializada. Ou seja, itens ricos em aditivos, corantes, flavorizantes, entre outros. Além dos ultraprocessados terem mais sódio e açúcar, o corpo não consegue digerir muito bem essas substâncias artificiais e necessita de mais líquido para diluí-las. Por isso, o consumo excessivo desse tipo de produto aumenta a retenção de líquidos.

Caso tenha exagerado, lembre-se de tomar bastante água para ajudar a eliminar as toxinas. Abuse também dos chás com ação diurética, a exemplo do dente de leão, chá verde, cavalinha e hibiscos.

Frutas com bastante vitamina C é uma boa pedida, pois agem como antioxidantes. E capriche nos vegetais brássicos, como couve flor, couve, rabanete, brócolis e repolho. Para ativar a circulação e eliminar toxinas, recomenda-se exercícios físicos.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias